Monumentos e museus regionais vão ser geridos pelas Câmaras e pelo Governo

Monumentos e museus regionais vão ser geridos pelas Câmaras e pelo Governo
| País
Porto Canal

Os monumentos e museus, que estão a cargo das direções regionais de Cultura (DRC), vão ser geridos pelas câmaras municipais e pelo organismo que suceder à Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), segundo o Jornal de Notícias (JN).

De fora, segundo uma resposta dada pelo Ministério da Cultura (MC) aos deputados do PS, ficam as comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR).

A resposta, a que o JN teve acesso, refere que as competências “referentes à gestão direta de museus e monumentos”, até agora da responsabilidade das DRC, “não está previsto que transitem para as CCDR”.
O Ministério da Cultura justifica esta decisão com a “necessária conciliação de uma política de âmbito nacional com uma gestão de proximidade”.

Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, acha que os museus “devem passar para os municípios”, uma vez que “não são nacionais”. Aliás, vários autarcas no Norte do país, a contar com socialistas de Lamego e Guimarães, mostraram-se contra esta decisão.

Segundo o JN, a versão final da reorganização será conhecida “em breve”, de acordo com a nota do gabinete ministerial.

O valor do Plano de Recuperação e Resiliência destinado a reabilitar museus, monumentos, igrejas e palácios aumentou para 190 milhões de euros.

Lisboa conta com cerca de 76% do orçamento para os museus, sendo cerca de 114 milhões de euros. Esta divisão de verbas é classificada como “centralista” por Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto.

+ notícias: País

Quatro em cada cinco encarregados de educação insatisfeitos com manuais digitais

Mais de quatro em cada cinco encarregados de educação que responderam a um inquérito sobre o projeto-piloto do Ministério da Educação para introduzir manuais digitais nas escolas estão insatisfeitos e defendem o fim do programa.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.