Onze distritos do Norte e Centro de Portugal continental sob aviso amarelo esta segunda-feira

Onze distritos do Norte e Centro de Portugal continental sob aviso amarelo esta segunda-feira
| Norte
Porto Canal/Agências

Onze distritos do Norte e Centro de Portugal continental vão estar sob aviso amarelo na segunda-feira, devido à previsão de chuva e trovoada, anunciou este domingo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso amarelo estará em vigor entre as 07h00 e as 12h00 nos distritos de Braga e Viana do Castelo, por se preverem “períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoadas”, segundo informação disponível no site oficial do IPMA.

Nos distritos do Porto e de Aveiro, o aviso vigora entre as 09h00 e as 15h00, também devido à previsão de “períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoadas”.

Nos restantes distritos – Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Leiria, Castelo Branco e Coimbra – o aviso amarelo vigora entre as 12h00 e as 21h00, por estarem previstos “aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoadas, que podem ser ocasionalmente de granizo”.

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para segunda-feira, no continente, além dos “períodos de chuva ou aguaceiros, mais frequentes e intensos nas regiões Norte e Centro, com possibilidade de ocorrência de trovoada, em especial no interior”, uma “pequena descida da temperatura máxima, mais significativa no Algarve”.

As temperaturas mínimas irão variar entre os 12 graus centígrados na Guarda e os 20 em Faro, já as máximas oscilarão entre os 20 graus em Viana do Castelo e os 30 em Évora e Beja.

+ notícias: Norte

Álvaro Santos, eleito presidente da CCDR-N, quer dar “início a um novo ciclo” no Norte

Álvaro Santos, nome indicado por PSD e PS para a presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte e que foi eleito, disse à Lusa que quer “dar início a um novo ciclo” na região.

APA dá parecer favorável condicionado à mina da Borralha em Montalegre

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) emitiu parecer favorável à mina da Borralha, em Montalegre, condicionado à apresentação de estudos e elementos e ao cumprimento de medidas e programas de monitorização, bem como de várias condicionantes.

Carla Costa nova vereadora na Câmara de Gaia após saída de Álvaro Santos

Carla Costa é a nova vereadora do executivo de Luís Filipe Menezes na Câmara de Gaia, ocupando o lugar deixado vago com a saída de Álvaro Santos, segunda-feira eleito presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.