Câmara de Miranda do Douro continua à espera que fisco cobre IMI às duas barragens do concelho

D.R.
| Norte
Porto Canal

A Câmara Municipal de Mirando do Douro continua à espera que o fisco cobre o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) duas centrais hídricas do concelho e que entregue a receita à autarquia.

As centrais de Miranda e Picote são duas das seis barragens que a EDP vendeu por 220 milhões de euros ao consórcio francês liderado pela elétrica Engie. Há quatro meses o Governo deu ordem ao fisco para sobrar IMI sobre centrais elétricas, mas até agora ainda nada foi cobrado, segundo o jornal Público deste sábado.

“Como o direito de liquidar os impostos caduca ao fim de quatro anos, ainda é possível ao Estado recuperar o IMI de 2019. Para isso, é preciso que a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) aja até 31 de dezembro deste ano, no limite desse período”, explica o diário, que adianta ainda que “como 2023 caminha para a segunda metade sem que a AT tenha concretizado a cobrança (até agora nada comunicou à autarquia), a câmara mirandense insistiu esta semana junto da AT para que os serviços avancem com a avaliação dos centros electroprodutores”.

+ notícias: Norte

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.