Filipe Macedo, cardiologista que operou Pinto da Costa, em entrevista exclusiva ao Porto Canal

Foto: Pedro Benjamim | Porto Canal
| Porto
Porto Canal

O médico cardiologista Filipe Macedo está a colocar um ponto final na carreira do serviço público. O médico manter-se-á, no entanto, associado ao Programa Nacional para as Doenças Cérebro-Cardiovasculares da Direção-Geral da Saúde. A ligação à medicina irá também continuar através do cargo de Coordenador Cardiologia, Hospital CUF Porto e Instituto CUF Porto.

Filipe Macedo é o médico cardiologista que está também ligado ao FC Porto, com a operação a Jorge Nuno Pinto da Costa, em 2012. Momento que Pinto da Costa recorda como o dia em que ressuscitou. A data é celebrada anualmente com um jantar com o presidente do FC Porto e os médicos que o operaram, entre eles o cardiologista Filipe Macedo.

Também Iker Casillas foi salvo por Filipe Macedo, depois de em maio de 2019 ter sofrido um enfarte, que viria a ditar o fim da carreira. O guarda-redes espanhol havia chegado aos ‘Dragões’ na época 2015/2016.

O cardiologista deixou, em maio, o cargo de diretor do Serviço de Cardiologia no Hospital de São João, cargo que exerceu durante três anos. Período marcado pela pandemia, mas o médico considera que o São João foi um exemplo nos cuidados prestados.

De saída da direção do Serviço de Cardiologia do São João, Filipe Macedo deixa rasgados elogios à equipa hospitalar, destacando o “amor à camisola”. “Eu acho que os profissionais de saúde que trabalham no Hospital de São João são completamente acima da média”, diz o médico.

Apesar de estar de saída o cardiologista afirma: “ficaria, claro que ficaria” no cargo, caso não tivesse chegado aos 70 anos de idade, em entrevista ao Porto Canal.

Licenciado em Medicina e Cirurgia na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), em 1978, Filipe Macedo iniciou a sua carreira universitária em 1987 como assistente convidado de Patologia Médica, deixa também o ensino após a ligação à FMUP.

+ notícias: Porto

Cinema Trindade do Porto quer ultrapassar os 100 mil espectadores em 2026

O Cinema Trindade, no Porto, quer ultrapassar este ano os 100 mil espectadores, com uma programação que incluirá, nos próximos meses, filmes de François Truffaut, Oliver Laxe e obras “made in Porto”.

Avenida D. Carlos I no Porto cortada a partir das 00h00 devido a agitação marítima

A circulação automóvel e pedonal na Avenida D. Carlos I, na zona da barra do Douro, no Porto, vai ser cortada à meia-noite devido às previsões de agravamento do estado do tempo e de forte agitação marítima.

Linha Rosa do Metro do Porto estará operacional até março de 2027

A Linha Rosa do Metro do Porto, que ligará São Bento à Casa da Música, estará operacional até março de 2027, apesar de a empreitada ser concluída ainda este ano, anunciou esta terça-feira o presidente da empresa, Emídio Gomes.