Famalicão adota sistema de videovigilância em cemitérios para travar rituais de bruxaria e roubos

Famalicão adota sistema de videovigilância em cemitérios para travar rituais de bruxaria e roubos
Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão
| Norte
Porto Canal

São seis os cemitérios de Famalicão que passaram a ter videovigilância com o objetivo de travar furtos de velas, crucifixos ou floreiras, mas também rituais de bruxaria.

De acordo com o JN, a Junta de Calendário foi a primeira freguesia a utilizar este método já em 2020 ao instalar seis câmaras no cemitério.

Ao jornal, a presidente da Junta da União de Freguesias de Famalicão e Calendário diz que o investimento foi bastante positivo. “Há muito menos furtos, os rituais acabaram e as queixas são muito menos” acrescentando que "desde que temos câmaras apenas há quatro registos de furtos no cemitério e os rituais acabaram".

Além desta freguesia, também Antas, Abade Vermoim, Bente, Carreira e Vermoim têm este sistema de videovigilância.

Segundo o JN, o presidente da Junta de Antes e Abade de Vermoim explica que este sistema teve também bons resultados, mas não resolveu o problema na totalidade. "As queixas eram tantas, até do furto de coisas sem valor, como velas", disse Manuel Alves ao jornal.

+ notícias: Norte

PS Matosinhos contratou empresa responsável pelas paragens de autocarro para a campanha eleitoral

Dreammedia instalou oudoors de Luísa Salgueiro para a campanha eleitoral das últimas Eleições Autárquicas para a Câmara de Matosinhos.

Câmara de Matosinhos obrigou anterior concessionário a desmontar abrigos dos passageiros em abril de 2025

São novos desenvolvimentos, agora revelados pelo Porto Canal, sobre a polémica à volta da desmontagem das paragens de autocarro em Matosinhos.

A Câmara de Matosinhos obrigou a anterior concessionária do mobiliário urbano a retirar os abrigos dos passageiros em abril do ano passado.

O Porto Canal teve ainda acesso a fotografias que mostram que a empresa responsável pela instalação das paragens de autocarro foi contratada para a campanha eleitoral de Luísa Salgueiro.

Menezes contra criação de centro cardíaco no Porto que “esvazia” Gaia

O presidente da Câmara de Gaia considerou esta quinta-feira como “muito preocupante e grave” a intenção de se criar um centro de cirurgia cardíaca no Hospital Santo António, no Porto, “esvaziando” aquele serviço do Hospital de Gaia com “propostas mais atrativas”.