SNS quer alargar baixas para doentes com cancro para três meses

SNS quer alargar baixas para doentes com cancro para três meses
| País
Porto Canal

A Direção Executiva do SNS, presidida por Fernando Araújo, está a preparar uma medida que permite às baixas médicas dos doentes de cancro que se perlonguem de um para três meses. Posto isto, o objetivo desta mudança seria a desburocratização dos cuidados de saúde primários. No entanto, a medida foi chumbada, esta quarta-feira, no Parlamento.

Fernando Araújo afirma, ao Jornal de Notícias que, após a redução das baixas de três dias em vigor desde 1 de maio, avançará a possibilidade de os hospitais públicos e privados emitirem certificados de incapacidade temporária para o trabalho. Este documento encontra-se, neste momento, em circuito legislativo.

O diretor executivo afirma, numa entrevista ao “Expresso”, que lamenta que o Partido Socialista (PS) tenha chumbado a medida, na Assembleia da República.

Neste momento, os doentes de cancro, depois do primeiro mês de baixa e, mesmo sabendo que não estarão capazes de ir para o trabalho, são obrigados a se dirigir a um médico, de modo a prolongar o seu tempo de baixa.

Sendo assim, o objetivo desta medida é evitar essa deslocação e, deste modo, através dos três meses (tempo mínimo) que tem de baixa, é poupado o trabalho dos profissionais de saúde e, consequentemente, as suas agendas clínicas são alargadas.

Ao Jornal de Notícias, o Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro afirmou que concorda com esta medida.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.