Há cinema para toda a família no Batalha em junho e julho

Há cinema para toda a família no Batalha em junho e julho
Foto: Pedro Benjamim|Porto Canal
| Porto
Porto Canal

Nos próximos dois meses, o Batalha vai realizar sessões de cinema para toda a família e um programa especial que celebra a chegada do verão: o “Mini Oásis”.

Começa já no próximo sábado, 10 de junho, com o filme “As Bruxas” (1990), de Nicolas Roeg. Este filme é baseado no livro de Roald Dahl, autor de histórias como “Charlie e a Fábrica de Chocolate” e “Os Gremlins”, que acompanha Luke e a sua avó num combate contra as forças malignas das feiticeiras.

No dia 8 de julho, “A Canção do Mar” (2014), de Tomm Moore, evoca a relação espiritual com o oceano e os rituais ancestrais irlandeses. A animação, nomeada para o Óscar de Melhor Filme, acompanha Ben e sua irmã mais nova Searsha, uma criança-foca, a última da sua espécie.

Entre 12 e 14 de julho, o Batalha celebra a chegada do verão em família com o programa “Mini Oásis”. Em três sessões de cinema, diariamente às 15h15, são propostas histórias com a praia, o sol e o calor como pano de fundo. O programa termina em festa com “Discoteca”, ao som de um Dj Set de MVRIA.

A 22 de julho, é apresentado o clássico do cinema francês “As Férias do Senhor Hulot” (1953), o primeiro filme de Jacques Tati com a personagem Sr. Hulot, protagonizada pelo cineasta como um palhaço silencioso pronto a ser gentil com todos os que encontra.

Entre 13 e 20 de junho, estarão abertas as inscrições para a Oficina de Documentário e Arquivo, que decorre entre 11 e 14 de julho. Orientada por Vanessa Fernandes e Ivo Reis (Espectro Visível), a oficina, destinada a participantes entre os 9 e os 12 anos, propõe uma aprendizagem sobre o arquivo e o cinema a partir de recortes de jornais.

+ notícias: Porto

As imagens dos milhares de cravos que encheram as ruas do Porto

Com cravos vermelhos, bombos, bandeiras de Portugal e muitos cartazes, o Desfile da Liberdade junta esta quinta-feira, no Porto, milhares de pessoas que aproveitam as celebrações dos 50 anos do 25 de Abril para partilhar memórias e fazer apelos.

Mais de 15 mil passageiros viajaram à boleia da nova linha da STCP

A nova linha 404 da STCP, que faz ligação entre o Hospital São João e o Terminal Intermodal de Campanhã, registou mais de 15 mil validações no primeiro mês. Esta foi a primeira linha criada pela empresa em 20 anos.

No 25 de Abril de 74 os portuenses “apoderaram-se” de uma cidade que lhes era negada

De documentos aos livros de história, a revolução dos cravos segue o mesmo enredo, as mesmas personagens, os mesmos acontecimentos. Mas o marco que foi o 25 de abril também se sentiu a Norte, nomeadamente no Porto onde as personagens são outras e recordam uma cidade que lhes foi devolvida ao fim de 48 anos de ditadura. São as histórias de quem viu, quem sentiu e resistiu na revolução dos cravos a partir da invicta.