Câmara do Porto arranca com projeto de recuperação e doação de computadores

Câmara do Porto arranca com projeto de recuperação e doação de computadores
| Porto
Porto Canal

A Câmara do Porto lançou um projeto para recuperar e partilhar computadores com entidades de cariz social. A iniciativa chama-se “ReBOOT” e é financiada pelo programa EEA Grants "Asprela + Sustentável", segundo a autarquia da Invicta.

Os computadores que serão reparados vão ser entregues, posteriormente, a instituições com projetos sociais e entidades com necessidades deste tipo de equipamentos.

O objetivo da iniciativa é economizar recursos naturais e dinheiro, através do acesso a equipamentos digitais.

O REBOOT também vai disponibilizar sessões de formação e eventos para que a população fique capacitada para repararem os seus próprios computadores e diagnosticar os seus problemas – os Repair Café.

As sessões terão lugar na UPTEC, na Asprela, às segundas e quartas-feiras, entre as 18h e as 21h.

Os parceiros do ReBOOT são a Porto Digital, a Porto Ambiente, a European Recycling Platform Portugal, o apoio da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, do Instituto Superior de Engenharia do Porto, da Universidade Portucalense e da UPTEC, a LIPOR e a Circular Economy Portugal.

Os equipamentos para reparação podem ser deixados nos Centros de Educação para Sustentabilidade, no Ecocentro da Prelada, no Serviço Municipal de Metrologia, no Ecocentro das Antas ou nos locais da Rede Crew da LIPOR.

Os resíduos que resultam desta iniciativa serão recolhidos à LIPOR e, assim, encaminhados para a reciclagem e/ou valorização.

+ notícias: Porto

As imagens dos milhares de cravos que encheram as ruas do Porto

Com cravos vermelhos, bombos, bandeiras de Portugal e muitos cartazes, o Desfile da Liberdade junta esta quinta-feira, no Porto, milhares de pessoas que aproveitam as celebrações dos 50 anos do 25 de Abril para partilhar memórias e fazer apelos.

Mais de 15 mil passageiros viajaram à boleia da nova linha da STCP

A nova linha 404 da STCP, que faz ligação entre o Hospital São João e o Terminal Intermodal de Campanhã, registou mais de 15 mil validações no primeiro mês. Esta foi a primeira linha criada pela empresa em 20 anos.

No 25 de Abril de 74 os portuenses “apoderaram-se” de uma cidade que lhes era negada

De documentos aos livros de história, a revolução dos cravos segue o mesmo enredo, as mesmas personagens, os mesmos acontecimentos. Mas o marco que foi o 25 de abril também se sentiu a Norte, nomeadamente no Porto onde as personagens são outras e recordam uma cidade que lhes foi devolvida ao fim de 48 anos de ditadura. São as histórias de quem viu, quem sentiu e resistiu na revolução dos cravos a partir da invicta.