Nova ligação ao AvePark em Guimarães vai destruir Zonas Agrícola e Ecológica Nacional

Nova ligação ao AvePark em Guimarães vai destruir Zonas Agrícola e Ecológica Nacional
| Norte
Porto Canal

A nova via de sete quilómetros, projetada pela Câmara Municipal de Guimarães, com o objetivo de criar uma nova ligação ao AvePark – um parque industrial que é casa de cerca de 20 empresas e instituições –, irá atravessar terrenos classificados como Reserva Agrícola Nacional (162.260 metros), Reserva Ecológica Nacional (44.013 metros) e ainda cruzar zonas de elevado risco de erosão hídrica do solo (27.487), noticia o jornal Público, havendo ainda a previsão de construir uma nova ponte sobre o rio Ave.

Esta opção de nova via com uma extensão de 6,9 quilómetros foi a escolhida entre outras duas por permitir um ganho de 10 minutos. As outras opções passagem por requalificar as vias existentes, ou a criação de uma variante de quatro quilómetros usando os acessos atuais.

Um dos afetados pela nova via é um proprietário de um terreno agrícola com 1700 metros quadrados. Cristóvão Lima, ouvido pelo jornal, diz que usa o terreno para o cultivo de “batatas, cebolas, tomates, pimentos e ervas” e para a produção de “vinho”.

O proprietário recebeu da autarquia, em maio, uma proposta para a expropriação de 80% do terreno, refere o Público.

A Câmara de Guimarães aponta que o projeto vai ser “estratégico para a mobilidade do território” trazendo a possibilidade de “atrair investimento”, contudo ativistas, ouvidos pelo diário, apontam que a construção deste traçado “não faz qualquer sentido”.

A nova via tem um orçamento de 40 milhões de euros, onde estão incluídos 12,6 milhões provenientes do Plano de Recuperação e Resiliência.

+ notícias: Norte

Mais de 3.500 pessoas manifestaram-se em Ovar contra afetação à ULS de Aveiro

Mais de 3.500 pessoas vestidas de preto participaram este sábado em Ovar numa marcha de protesto em que a população reivindicou do Governo que recue na afetação dos 55.000 habitantes do concelho à Unidade Local de Saúde (ULS) de Aveiro.

Um viaduto, três estações e oficinas. Uma viagem a pé pelos novos 3km da linha amarela do Metro do Porto

Dentro de três meses as obras de extensão da linha amarela até Vila D’Este, em Vila Nova de Gaia, deverão estar concluídas. A garantia é dada ao Porto Canal pela Metro do Porto, que explica que no primeiro trimestre de 2024 serão feitos os testes de circulação necessários. Os prazos estão de acordo com os divulgados incialmente e tudo indica de que não deverão existir atrasos.

"Como sociedade, o que temos de fazer para virar isto ao contrário?" D. Américo Aguiar em entrevista exclusiva ao Porto Canal

D. Américo diz que o combate contra a pobreza deve começar por cada um de nós e não esperar apenas pelo poder político. Numa entrevista ao Porto Canal, poucas horas antes de se tornar cardeal, D. Américo deixa rasgados elogios a Jorge Nuno Pinto da Costa.