Nova ligação ao AvePark em Guimarães vai destruir Zonas Agrícola e Ecológica Nacional

Nova ligação ao AvePark em Guimarães vai destruir Zonas Agrícola e Ecológica Nacional
| Norte
Porto Canal

A nova via de sete quilómetros, projetada pela Câmara Municipal de Guimarães, com o objetivo de criar uma nova ligação ao AvePark – um parque industrial que é casa de cerca de 20 empresas e instituições –, irá atravessar terrenos classificados como Reserva Agrícola Nacional (162.260 metros), Reserva Ecológica Nacional (44.013 metros) e ainda cruzar zonas de elevado risco de erosão hídrica do solo (27.487), noticia o jornal Público, havendo ainda a previsão de construir uma nova ponte sobre o rio Ave.

Esta opção de nova via com uma extensão de 6,9 quilómetros foi a escolhida entre outras duas por permitir um ganho de 10 minutos. As outras opções passagem por requalificar as vias existentes, ou a criação de uma variante de quatro quilómetros usando os acessos atuais.

Um dos afetados pela nova via é um proprietário de um terreno agrícola com 1700 metros quadrados. Cristóvão Lima, ouvido pelo jornal, diz que usa o terreno para o cultivo de “batatas, cebolas, tomates, pimentos e ervas” e para a produção de “vinho”.

O proprietário recebeu da autarquia, em maio, uma proposta para a expropriação de 80% do terreno, refere o Público.

A Câmara de Guimarães aponta que o projeto vai ser “estratégico para a mobilidade do território” trazendo a possibilidade de “atrair investimento”, contudo ativistas, ouvidos pelo diário, apontam que a construção deste traçado “não faz qualquer sentido”.

A nova via tem um orçamento de 40 milhões de euros, onde estão incluídos 12,6 milhões provenientes do Plano de Recuperação e Resiliência.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.