Avepark, em Guimarães, vai dispor de um novo edifício para alojamento de estudantes

Avepark, em Guimarães, vai dispor de um novo edifício para alojamento de estudantes
| Norte
Porto Canal/Agências

O Parque de Ciência e Tecnologia de Guimarães – Avepark - , em Barco, vai dispor de um novo edifício para alojamento de estudantes do ensino superior, que custará quase 13,8 milhões de euros, anunciou esta sexta-feira o município.

“A construção deste edifício integra-se na estratégia para o desenvolvimento do Parque de Ciência e Tecnologia de Guimarães – AvePark - num contexto onde se cruzam ensino superior e investigação científica, sendo ainda fundamental para criar e dar resposta a uma necessidade de oferta variada de tipologias de alojamento que responda de modo mais adequado ao seu público alvo, composto por diferentes perfis de residentes - estudantes, investigadores e docentes”, justifica a autarquia, liderada por Domingos Bragança (PS).

A câmara explica que “o programa funcional contempla instalações para alojamento de vários tipos de unidades de alojamento (20 quartos individuais, 35 quartos duplos, 24 estúdios, quatro tipologia T0, 22 tipologia T1 e 5 tipologia T2), espaços comuns (zonas de convívio, lazer e refeições), espaços administrativos, espaços de apoio e espaços técnicos e de manutenção do edifício”.

O preço contratual é de quase 13,8 milhões de euros (mais IVA) e será financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A adjudicação da empreitada para a construção da futura residência universitária foi aprovada na última reunião do executivo camarário.

Segundo a autarquia de Guimarães, o futuro alojamento de estudantes pretende constituir uma referência na cidade e no país como edifício marcante na área da eficiência energética, sustentabilidade e inovação.

“Motivo pelo qual se opta por um sistema construtivo modular e pré-fabricado, recorrendo à utilização da madeira nas suas variadas versões. Como principais características inovadoras deste edifício ‘net-zero’, destaca-se a autossuficiência em termos energéticos, com baixa emissão de CO2, baixos custos de manutenção e transformável ao longo do tempo”, sublinha o município, do distrito de Braga.

O edifício para alojamento de estudantes do Ensino Superior será construído pelo consórcio Agrupamento Lúcio da Silva Azevedo e Filhos, SA/ICONS – Indústria de Construção, SA.

A autarquia refere ainda que o prazo de execução é 300 dias a contar da consignação total ou da primeira consignação parcial, ou da aprovação do Plano e Segurança e Saúde, caso esta última data seja posterior.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.