Nova ligação ao AvePark em Guimarães vai destruir Zonas Agrícola e Ecológica Nacional

Nova ligação ao AvePark em Guimarães vai destruir Zonas Agrícola e Ecológica Nacional
| Norte
Porto Canal

A nova via de sete quilómetros, projetada pela Câmara Municipal de Guimarães, com o objetivo de criar uma nova ligação ao AvePark – um parque industrial que é casa de cerca de 20 empresas e instituições –, irá atravessar terrenos classificados como Reserva Agrícola Nacional (162.260 metros), Reserva Ecológica Nacional (44.013 metros) e ainda cruzar zonas de elevado risco de erosão hídrica do solo (27.487), noticia o jornal Público, havendo ainda a previsão de construir uma nova ponte sobre o rio Ave.

Esta opção de nova via com uma extensão de 6,9 quilómetros foi a escolhida entre outras duas por permitir um ganho de 10 minutos. As outras opções passagem por requalificar as vias existentes, ou a criação de uma variante de quatro quilómetros usando os acessos atuais.

Um dos afetados pela nova via é um proprietário de um terreno agrícola com 1700 metros quadrados. Cristóvão Lima, ouvido pelo jornal, diz que usa o terreno para o cultivo de “batatas, cebolas, tomates, pimentos e ervas” e para a produção de “vinho”.

O proprietário recebeu da autarquia, em maio, uma proposta para a expropriação de 80% do terreno, refere o Público.

A Câmara de Guimarães aponta que o projeto vai ser “estratégico para a mobilidade do território” trazendo a possibilidade de “atrair investimento”, contudo ativistas, ouvidos pelo diário, apontam que a construção deste traçado “não faz qualquer sentido”.

A nova via tem um orçamento de 40 milhões de euros, onde estão incluídos 12,6 milhões provenientes do Plano de Recuperação e Resiliência.

+ notícias: Norte

Bryan Adams de regresso ao norte do país 

Bryan Adams está de regresso ao norte do país para um concerto no Altice Forum, em Braga, no dia 23 de novembro, anunciou, esta quinta-feira, a sala de espetáculos.

Mau tempo cancela um dos maiores eventos da semana santa em Braga

Devido às condições meteorológicas desfavoráveis, a Procissão do Senhor "Ecce Homo", também conhecida como "Procissão dos Farricocos", que estava programada para acontecer nas ruas de Braga nesta quinta-feira, foi cancelada.

Município de Chaves apresenta nova imagem

Chaves lançou uma nova "marca" como símbolo representativo do concelho e do seu território. Esta simbologia, de acordo com o município, reflete as influências dos povos que ao longo da história passaram por Aquae Flaviae, celebrando os seus tempos áureos e recriando a história, modernidade e identidade.