Números de paragens cardiorrespiratórias e de manobras de salvamento aumentam em Portugal

Números de paragens cardiorrespiratórias e de manobras de salvamento aumentam em Portugal
| País
Porto Canal

O número de paragens cardiorrespiratórias tem aumentado em Portugal. Contudo, a quantidade de manobras realizadas durante o período de aflição tem aumentado e o número de desfibrilhadores no espaço público também tem crescido.

Segundo avança o Jornal de Notícias, nos últimos quatro anos em Portugal, o número de paragens cardiorrespiratórias tem aumentado.

Na mesma ótica, o número de manobras de salvamento, também tem aumentado, sendo utilizadas em 74% dos casos. Graças a este aumento, tem se verificado que um maior número de pessoas dê entrada na unidade de saúde com sinais vitais.

Em 81% das manobras, têm sido utilizados os desfibrilhadores automáticos externos (DAE).

Segundo dados cedidos do INEM ao JN, mais de 2500 pessoas, nos últimos quatro anos foram reanimadas por manobras cardiopulmonares.

O número de paragens cardiorrespiratórias tem vindo a subir desde 2020, sendo registadas quase 70 mil paragens cardiorrespiratórias.

No ano de 2019, foram registadas 17 402 paragens.

O número de desfibrilhadores nos espaços públicos e nas ruas tem vindo a aumentar, sendo que em 2020 existem 39 DAE instalados em cabines na rua e, atualmente, são 49.

 

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).