PSD acusa Governo de estar a acabar com classe média com mudança nos certificados de aforro

PSD acusa Governo de estar a acabar com classe média com mudança nos certificados de aforro
| País
Porto Canal/Agências

O vice-presidente do PSD António Leitão Amaro considerou este domingo que a alteração nos certificados de aforro "confirma que o Governo está a acabar com a classe média", acusando o executivo de andar "a reboque" dos bancos.

"A decisão do Governo de desvalorizar os certificados de aforro confirma que o Governo está a acabar com a classe média em Portugal. Depois de a esmagar com impostos recorde, agora desvaloriza um dos principais instrumentos de poupança", afirmou o social-democrata.

Na sexta-feira, o Governo aprovou a série F de certificados de aforro, com uma taxa base de 2,5%, disponível a partir de segunda-feira e que substitui a série E de certificados, que tinha muita procura e uma taxa até 3,5%.

De acordo com o diploma, os certificados de aforro vão também passar a poder ser subscritos nos balcões e nas redes digitais dos bancos, juntando-se aos CTT e Espaços do Cidadão na venda deste produto de poupança.

Para o PSD, o Ministério das Finanças faz estas alterações "a reboque do pedido dos bancos para desvalorizar os certificados de aforro e aliviando depressa demais a pressão concorrencial para que os bancos aumentem os juros e a remuneração nos seus próprios depósitos e instrumentos de poupança que oferecem aos clientes".

A suspensão da série E, e a sua substituição pela nova série gerou várias críticas da oposição, nomeadamente do BE e do PCP, tendo os comunistas requerido a audição urgente no parlamento do secretário de Estado das Finanças, por entender que se tratou de "um favor que o Governo fez à banca".

Uma visão rejeitada pelo secretário de Estado das Finanças, João Nuno Mendes, numa declaração aos jornalistas, no sábado, em que respondeu às críticas e afirmou que "houve cedência zero a banca".

Questionado sobre se o PSD também vai requer uma audição parlamentar do secretário de Estado, António Leitão Amaro disse que o governante "já foi chamado por outro partido".

"Portanto lá estaremos e o inquiriremos, e vamos manter a pressão sobre o Governo", disse.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.