Professores manifestam-se em Matosinhos no arranque da comissão nacional do PS

Professores manifestam-se em Matosinhos no arranque da comissão nacional do PS
Foto: Porto Canal
| Norte
Porto Canal

Pouco mais de uma dezena de professores estão em protesto junto ao Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

Os manifestantes empunham cartazes com a imagem do primeiro-ministro, António Costa, e do ministro da Educação, João Costa, pedindo a demissão de ambos.

O Presidente do Partido Socialista, Carlos César, convocou a reunião da Comissão Nacional para este sábado, dia 3 de junho, pelas 14h30.

Os últimos meses têm sido marcados por inúmeros protestos e paralisações dos professores.

Entre as suas reivindicações mais expressivas está a recuperação integral do tempo de serviço.

No dia 6 de junho está agendada uma greve de professores geral, sem serviços mínimos decretados. Foi anunciada há uns meses para este dia por representar os seis anos, seis meses e 23 dias de tempo de serviço que os professores têm por recuperar.

+ notícias: Norte

Mais de 3.500 pessoas manifestaram-se em Ovar contra afetação à ULS de Aveiro

Mais de 3.500 pessoas vestidas de preto participaram este sábado em Ovar numa marcha de protesto em que a população reivindicou do Governo que recue na afetação dos 55.000 habitantes do concelho à Unidade Local de Saúde (ULS) de Aveiro.

Um viaduto, três estações e oficinas. Uma viagem a pé pelos novos 3km da linha amarela do Metro do Porto

Dentro de três meses as obras de extensão da linha amarela até Vila D’Este, em Vila Nova de Gaia, deverão estar concluídas. A garantia é dada ao Porto Canal pela Metro do Porto, que explica que no primeiro trimestre de 2024 serão feitos os testes de circulação necessários. Os prazos estão de acordo com os divulgados incialmente e tudo indica de que não deverão existir atrasos.

"Como sociedade, o que temos de fazer para virar isto ao contrário?" D. Américo Aguiar em entrevista exclusiva ao Porto Canal

D. Américo diz que o combate contra a pobreza deve começar por cada um de nós e não esperar apenas pelo poder político. Numa entrevista ao Porto Canal, poucas horas antes de se tornar cardeal, D. Américo deixa rasgados elogios a Jorge Nuno Pinto da Costa.