Apoio de 75 mil euros para requalificação de residência universitária na Sé

Apoio de 75 mil euros para requalificação de residência universitária na Sé
Foto: Pedro Benjamim | Porto Canal
| Porto
Porto Canal

O Executivo Municipal vota um apoio no valor de 75 mil euros nesta segunda-feira. Este destina-se à Federação Académica do Porto (FAP), para que realize obras de requalificação e reparação num edifício na Rua Bainharia. O edifício deverá tornar-se numa residência universitária para alojar estudantes com carências económicas já no próximo ano letivo.

O imóvel, cedido pelo Município, possui um conjunto de patologias que demonstram a necessidade de obras de reparação e requalificação do espaço relacionadas com a manutenção da fachada, reparação das coberturas e equipamentos associados a medidas de auto proteção. Estas obras são necessárias para manter as condições de segurança e salvaguardar uma resposta adequada em emergências.

Algumas das obras do alojamento já foram iniciadas pela FAP para que esteja pronto no arranque do próximo ano letivo. A FAP prevê que o edifício esteja disponível para os estudantes já em meados de julho.

A Domus Social, empresa municipal responsável pela Habitação e Manutenção, “validou tecnicamente o orçamento apresentado pela Federação Académica, confirmando que os valores correspondem a valores de mercado”.

A proposta já foi assinada pelos vereadores, Catarina Araújo, do pelouro da Juventude e Desporto, e Pedro Baganha, da Habitação. De acordo com estes, a residência universitária é de extrema importância e relevância e explicam que o alojamento será uma mais-valia para os alunos da Academia do Porto, independentemente do “subsistema de ensino ao qual estejam afetos”, reforçando ainda que “o processo de seleção dos estudantes terá como base critérios específicos, nomeadamente, de carência socioeconómica”.

+ notícias: Porto

Queima das Fitas do Porto arranca sábado com programa composto por cerca de 50 artistas e atividades

A Queima das Fitas do Porto arranca no sábado, contando com um programa composto por cerca de 50 artistas e atividades que vão encher o Queimódromo, as ruas e salas de espetáculo da cidade até ao dia 11.

Adiados condicionamentos de trânsito na baixa do Porto previstos a partir de segunda-feira

A Câmara do Porto informou esta sexta-feira que foram adiados os condicionamentos de trânsito que estavam previstos a partir de segunda-feira em algumas ruas da baixa devido às obras da Linha Rosa da Metro do Porto.

Obras do metro criam novos condicionamentos ao trânsito na Baixa do Porto

Na sequência das obras da Linha Rosa da Metro do Porto, a circulação rodoviária na Baixa do Porto vai sofrer algumas alterações nas ruas de Mouzinho da Silveira e Ferreiras Borges, mas também na via rodoviária envolvente, já a partir de segunda-feira, informou a Câmara Municipal em comunicado enviado às redações.