Aveiro. Ribau Esteves alerta pais que será difícil deixar filhos à porta das escolas 

Aveiro. Ribau Esteves alerta pais que será difícil deixar filhos à porta das escolas 
| Norte
Porto Canal / Agências

O presidente da Câmara de Aveiro advertiu est quinta-feira os pais que, depois de concluída a obra de requalificação da Avenida 25 de abril, vai ser mais difícil deixarem os filhos junto à escola.

“Os pais têm a mania de levar os filhos à porta da escola, mas é bom que os adolescentes andem a pé, porque só lhes faz bem à saúde e à psique”, afirmou Ribau Esteves na reunião pública da Câmara de Aveiro.

O presidente da Câmara comentou que, depois das obras, “na Avenida 25 de Abril vai ser ainda mais incompatível com estacionamento ilegal e paragens na via”.

O autarca respondia à sugestão do vereador socialista Fernando Nogueira de mudar a localização das entradas nas escolas de Esgueira, afirmando não se perspetivar tal mudança, e aproveitou para dar o exemplo das secundárias José Estêvão e Mário Sacramento, servidas pela Avenida 25 de Abril, parcialmente encerrada ao trânsito devido às obras.

“Na Avenida 25 de Abril a experiência tem corrido muito bem e faz ver aos pais que não há problema nenhum deixarem os adolescentes a 300 metros”, disse.

Manifestando a esperança de que, terminada a obra, se mantenham os comportamentos de deixar os alunos à distância, Ribau Esteves salientou que, em Aveiro, “não há problemas de segurança nas imediações dos espaços escolares”.

No período de antes da ordem do dia, um outro vereador da oposição, Rui Soares Carneiro, quis saber “em que ponto está” a discussão da concessão do transporte público com o operador, o que trouxe a público alterações substanciais.

Na resposta, o presidente da Câmara disse que “está para breve a melhoria qualitativa e quantitativa do transporte público no Município e na Região, estando a ser articuladas as operações entre a AveiroBus, que tem a concessão municipal, e o operador intermunicipal escolhido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.

“Virá à reunião de Câmara a proposta do aumento da oferta da operação da AveiroBus, através de um contrato adicional que terá de ter o visto do Tribunal de Contas”, anunciou.

Ribau Esteves referiu também que a entrada ao serviço do novo “ferryboat” que ligará a São jacinto, “vai trazer ajustamentos de custo e de horários” e deixou antever aumentos também no estacionamento no centro da cidade, para 2024.

“Estamos a terminar a reformulação do tarifário do estacionamento no centro da cidade, para que tudo entre em vigor a 01 de janeiro”, revelou.

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.