Ativistas pelo clima furam pneus de carros. "Atenção, o teu sugador de gasolina mata"

Ativistas pelo clima furam pneus de carros. "Atenção, o teu sugador de gasolina mata"
| País
Porto Canal

O protesto, alegadamente em nome do clima, é assinado por um movimento intitulado "The Tyre Extinguishers", que, na sua página oficial, já se vangloriou desta ação em Portugal, à semelhança do ocorrido noutros países como França, Alemanha, Canadá e Espanha.

O movimento ambientalista, que opera a partir de Londres, já realizou ações em mais de 15 cidades espalhadas pelo mundo e chegou agora a Portugal, para já, só com casos conhecidos em Lisboa. "Esvaziámos um ou mais dos teus pneus. Vais sentir raiva, mas não leves isto pessoalmente. Não és tu. É o teu carro" é o que se pode ler no início da folha que os ativistas colocam no vidro depois de furarem os pneus do carro.

No site, os "Tyre Extinguishers" encorajam outras pessoas a promoverem ações idênticas ao que fizeram em Lisboa e têm até tutoriais onde ensinam a melhor forma para esvaziar pneus, passo a passo: "Localize um SUV, nas áreas elegantes / de classe média. Desaperte a válvula do pneu (...) Coloque um feijão pequeno dentro da tampa da válvula e volte a colocá-la, apertando-a de novo até ouvir um silibar (...) Todo o processo deve levar cerca de 10 segundos. Imprima este folheto (em casa, num cibercafé, na biblioteca, onde quer que seja) e deixe-o debaixo dos limpa-párabrisas, para que o proprietário saiba que o carro está inutilizável e receba uma explicação do motivo pelo qual o fez".

Para já, ainda são desconhecidos quantos condutores terão sido alvo dos dos "Tyre Extinguishers".

"Somos pessoas de várias origens com um objetivo: tornar impossível possuir um enorme 4x4 poluente nas áreas urbanas do mundo. Estamos a defender-nos das mudanças climáticas, poluição do ar e motoristas inseguros", concluem.

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.