Ativistas pelo clima furam pneus de carros. "Atenção, o teu sugador de gasolina mata"

Ativistas pelo clima furam pneus de carros. "Atenção, o teu sugador de gasolina mata"
| País
Porto Canal

O protesto, alegadamente em nome do clima, é assinado por um movimento intitulado "The Tyre Extinguishers", que, na sua página oficial, já se vangloriou desta ação em Portugal, à semelhança do ocorrido noutros países como França, Alemanha, Canadá e Espanha.

O movimento ambientalista, que opera a partir de Londres, já realizou ações em mais de 15 cidades espalhadas pelo mundo e chegou agora a Portugal, para já, só com casos conhecidos em Lisboa. "Esvaziámos um ou mais dos teus pneus. Vais sentir raiva, mas não leves isto pessoalmente. Não és tu. É o teu carro" é o que se pode ler no início da folha que os ativistas colocam no vidro depois de furarem os pneus do carro.

No site, os "Tyre Extinguishers" encorajam outras pessoas a promoverem ações idênticas ao que fizeram em Lisboa e têm até tutoriais onde ensinam a melhor forma para esvaziar pneus, passo a passo: "Localize um SUV, nas áreas elegantes / de classe média. Desaperte a válvula do pneu (...) Coloque um feijão pequeno dentro da tampa da válvula e volte a colocá-la, apertando-a de novo até ouvir um silibar (...) Todo o processo deve levar cerca de 10 segundos. Imprima este folheto (em casa, num cibercafé, na biblioteca, onde quer que seja) e deixe-o debaixo dos limpa-párabrisas, para que o proprietário saiba que o carro está inutilizável e receba uma explicação do motivo pelo qual o fez".

Para já, ainda são desconhecidos quantos condutores terão sido alvo dos dos "Tyre Extinguishers".

"Somos pessoas de várias origens com um objetivo: tornar impossível possuir um enorme 4x4 poluente nas áreas urbanas do mundo. Estamos a defender-nos das mudanças climáticas, poluição do ar e motoristas inseguros", concluem.

+ notícias: País

Aulas começam para 1,3 milhões de alunos mas "milhares" ainda não têm todos os professores

Cerca de 1,3 milhões de estudantes do 1.º ao 12.º anos começam, entre esta quinta-feira e a próxima segunda-feira, as aulas de mais um ano letivo em que “milhares de alunos” voltam a não ter todos os professores.

Mais de 60 concelhos de 10 distritos em perigo máximo de incêndio

Mais de 60 concelhos dos distritos de Leiria, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Faro, Coimbra, Viseu, Guarda, Vila Real e Bragança estão esta quinta-feira em perigo máximo de incêndio rural, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Ministro da Educação quer melhores salários e carreira docente mais “simples e previsível”

O ministro da Educação, Ciência e Inovação quer tornar a carreira docente mais “simples e previsível” e sublinha a necessidade de valorizar os salários dos professores nos primeiros escalões.