Ministério da Educação vai pedir serviços mínimos para greves aos exames

Ministério da Educação vai pedir serviços mínimos para greves aos exames
| Política
Porto Canal/Agências

O Ministério da Educação disse esta quarta-feira que irá pedir que sejam decretados serviços mínimos para as greves anunciadas pela plataforma de nove organizações sindicais aos exames e avaliações finais.

Em comunicado, o Ministério da Educação justifica a decisão apontando a necessidade de “garantir o interesse dos alunos e famílias – em particular na dimensão de previsibilidade que o ciclo avaliativo deve ter”.

As nove organizações sindicais de professores, unidas numa plataforma informal, anunciaram esta quarta-feira que vão fazer greves aos exames nacionais e às avaliações finais, em mais uma de muitas formas de protesto para exigir a recuperação do tempo de serviço.

Também esta quarta-feira, em decisão publicada na página da Direção-Geral da Administração e do Emprego Público, o Tribunal Arbitral decidiu decretar serviços mínimos, apenas para o 12.º ano, na sequência da greve convocada pelo S.TO.P. para os procedimentos relacionados com os exames e as avaliações finais, incluindo reuniões, entre os dias 5 e 9 de junho.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.