333 mil euros vão garantir a segurança balnear em Viana do Castelo

333 mil euros vão garantir a segurança balnear em Viana do Castelo
Beach Searcher
| Norte
Porto Canal/Agências

A Câmara de Viana do Castelo vai investir 333 mil euros para garantir a segurança em 13 praias marítimas e fluviais na época balnear que decorrerá entre 17 de junho e 10 de setembro, foi divulgado esta quarta-feira.

Em comunicado enviado às redações, a autarquia da capital do Alto Minho adiantou que dos 333 mil euros, “a fatia maior vai para o protocolo de colaboração entre o município e a Coordenada Decimal – Associação de nadadores-salvadores, no valor global de 261.443 euros”.

Contactado, esta quarta-feira, pela agência Lusa, o presidente daquela associação, Nuno Cardoso, adiantou que o dispositivo total abrange 42 nadadores-salvadores, “sendo que, em permanência, nas 13 praias marítimas e fluviais, estarão 32 nadadores-salvadores”.

“O total de 42 nadadores-salvadores é para garantir as folgas e outras situações que possam surgir com os 32 nadadores-salvadores que estarão, em permanência, nas praias de Viana do Castelo", disse.

Segundo a autarquia, o protocolo com a associação pretende “garantir a salvaguarda da segurança de utentes e praticantes de desportos náuticos nas águas balneares designadas de Viana do Castelo e em águas com prática balnear conhecida, embora não designada, como é o caso do Rodanho e da Argaçosa”.

“Antecipa-se que na época balnear de 2023 exista uma elevada afluência às praias do concelho, tendo a câmara municipal decidido manter o reforço dos meios e dos equipamentos de informação, apoio, vigilância, segurança, socorro e salvamento, integrando as praias do litoral não vigiadas”, lê-se na proposta aprovada, terça-feira, em reunião camarária.

O investimento da autarquia abrange a segurança nas praias marítimas e fluviais da Ínsua, Afife, Arda/Bico, Paçô, Carreço, Norte, Cabedelo/Luziamar, Rodanho, Amorosa 1, Amorosa 2, Castelo do Neiva, Argaçosa e foz do Lima.

“Será igualmente salvaguardada a segurança dos utentes e praticantes de desportos náuticos, nas praias vigiadas e não vigiadas e garantido um centro móvel integrado de vigilância, socorro e salvamento que dará apoio/resposta a qualquer solicitação de emergência”, acrescenta.

Na passada terça-feira, o executivo municipal aprovou ainda “a proposta de alargamento de vigilância de praias e o reforço de segurança nas práticas desportivas náuticas, que implica uma parceria com a Associação Humanitária dos Bombeiros de Viana do Castelo”.

Trata-se de “um projeto piloto que assegure uma unidade de socorro imediato, instalada na praia do Cabedelo, mas com área de abrangência a todas as praias do concelho, com uma tripulação de dois bombeiros com competências técnicas de socorro e uma ambulância de socorro equipada com todo o equipamento descrito no regulamento de transporto de doentes urgentes e não urgentes e ainda desfibrilhador automático externo (DAE), o que implica um apoio de 8.500 euros mensais à associação, durante o período oficial da época balnear”.

O município vai ainda celebrar um acordo de colaboração com as Juntas de Freguesias, no valor de 37.500 euros, para a conservação, requalificação e valorização ambiental dos espaços naturais, envolvendo os territórios de praias fluviais e espaços de recreio e lazer.

“A câmara tem vindo, ao longo dos anos, “a desenvolver ações de conservação, salvaguarda, reabilitação, requalificação, valorização ambiental e subsequente manutenção nos territórios com zonas ribeirinhas fluviais no concelho de Viana do Castelo através de investimentos na sua preservação, ordenamento das zonas destinadas a estacionamento, qualificação e conservação dos apoios de praia e criação e manutenção de melhores acessibilidades”, frisa a nota.

O município aprovou ainda a celebração de um protocolo de colaboração com os titulares de títulos de licença ou concessão de utilização dos recursos hídricos para ocupação do domínio público marítimo e ainda a proposta de celebração de Contrato de Comodato para Utilização de moto 4x4, propriedade do município, que será utilizada pela associação Coordenada Decimal.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.