Casas de banho neutras nas escolas recebe luz verde de Conselho de Ética

Casas de banho neutras nas escolas recebe luz verde de Conselho de Ética
| País
Porto Canal

É “eticamente aceitável”, diz o parecer do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV) sobre a existência de casas de banho neutras nas escolas portuguesas, avança o Jornal de Notícias.

Para o CNECV as escolas devem manter as casas de banho para rapazes e raparigas, desde que também haja sanitários neutros "a que a comunidade escolar possa aceder livremente, sem qualquer critério de género".

O parecer foi emitido a pedido da Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, sendo a segunda vez que o organismo dá um parecer sobre o tema.

O organismo liderado por Maria do Céu Patrão Neves refere no parecer que existe o "dever de criar ou regulamentar espaços não caracterizados a que se pode aceder sem qualquer critério de género", acrescentando que "parece essencial que as escolas criem instalações sanitárias e balneários indiferenciados, aos quais se possa aceder sem critério de género, livremente, sem discriminação, mas com reforço das condições de segurança e de privacidade". O CNECV não exclui, no entanto, a manutenção de casas de banho e balneários para o sexo masculino e feminino.

+ notícias: País

Terça-feira de sorte? Eis a chave milionária do Euromilhões 

Já é conhecida a chave do sorteio do Euromilhões desta terça-feira.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.