SNTSF/Fectrans desconvoca greve na CP mas Sindicato dos revisores mantém

| Norte
Porto Canal/Agências

Os sindicatos da CP que convocaram greve para quarta-feira dividiram-se depois de uma reunião com o secretário de Estado das Infraestruturas, Frederico Francisco, tendo o SNTSF/Fectrans decidido desconvocar a paralisação e o SFRCI optado por manter.

Em declarações à Lusa, José Manuel Oliveira, da Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (Fectrans), adiantou que a organização e o Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Setor Ferroviário (SNTSF) decidiram desconvocar a greve depois da reunião desta terça-feira com o governante.

O sindicalista apontou um "conjunto de algumas garantias transmitidas pelo secretário de Estado" e um acordo com a CP, indicando que irão "continuar um processo de negociação".

"Esta é uma fase intermédia", disse, destacando que nas questões relativas ao número de tripulantes por comboio "há algumas garantias do secretário de Estado que renovam o que foi acordado em 2018". Em causa está, entre outras coisas, a questão do agente único, segundo a qual os comboios vazios poderiam circular apenas com maquinista.

De acordo com José Manuel Oliveira, serão agora "marcadas reuniões mais particulares com o secretário de Estado para discutir alguns problemas do setor ferroviário", incluindo "as questões que têm a ver com a segurança na circulação".

Este acordo traduz-se num aumento intercalar de 50 euros por mês, indicou. "Há resolução de alguns problemas que colocamos e vamos continuar a discutir e a negociar com a empresa outras matérias", concluiu.

Por sua vez, Luís Bravo, do Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI), disse à Lusa que a estrutura mantém o pré-aviso de greve para quarta-feira. "Fomos afetados com a questão da retirada dos revisores das marchas, vamos perder postos de trabalho e estamos a ser, na distribuição do aumento complementar, discriminados face a outros trabalhadores", lamentou.

Referindo-se à decisão do Estado de conceder um aumento intercalar de 1%, Luís Bravo disse que a CP, com a "urgência do acordo com o sindicato dos maquinistas", acabou por "absorver grande parte desse orçamento", ficando os outros trabalhadores "muitos lesados".

"Há esta falta de equidade que está a gerar desigualdades incompreensíveis. E põe em causa os nossos postos de trabalho", disse, indicando que "o secretário de Estado ouviu, está a avaliar as questões", mas não deu ainda resposta. Por isso, "não temos condições para levantar o pré-aviso", concluiu.

O outro sindicato que convocou greve, o SINFA - Sindicato Independente dos Trabalhadores Ferroviários, das Infraestruturas e Afins, também "acompanhou a posição" da Fectrans e do SNTSF, disse José Manuel Oliveira.

+ notícias: Norte

Porto vai ter dez novas ligações aéreas

O aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas, bem como o reforço de outras já existentes. Este acréscimo deve contribuir para uma subida nas receitas hoteleiras da região, que Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte, espera que ultrapassem a barreira dos mil milhões de euros em 2024.

Bryan Adams de regresso ao norte do país 

Bryan Adams está de regresso ao norte do país para um concerto no Altice Forum, em Braga, no dia 23 de novembro, anunciou, esta quinta-feira, a sala de espetáculos.

Mau tempo cancela um dos maiores eventos da semana santa em Braga

Devido às condições meteorológicas desfavoráveis, a Procissão do Senhor "Ecce Homo", também conhecida como "Procissão dos Farricocos", que estava programada para acontecer nas ruas de Braga nesta quinta-feira, foi cancelada.