Descentralização na Saúde. Municípios consideram envelope financeiro insuficiente

| País
Porto Canal

Mais de metade dos municípios considera que o envelope financeiro para a transferências de competências na área da saúde é insuficiente, revela um estudo-livro citado pelo jornal Público.

“55% dos municípios inseridos no âmbito do processo de descentralização consideram que o envelope financeiro associado à transferência de competências é insuficiente para fazer face aos encargos municipais”, refere o livro Municípios e Saúde: entre as Lições da Covid-19 e os Desafios da Descentralização.

O livro e também estudo, feito com presidentes das Assembleias Municipais, aponta também que só um quinto dos municípios definiu a estratégia municipal de saúde até ao final de fevereiro e criado os conselhos municipais de saúde, noticia o diário.

“Apenas 21% dos municípios inquiridos cumpriram o que a lei estabelece relativamente à estratégia municipal de saúde e um número muito idêntico criou os conselhos municipais de saúde”, refere o estudo coordenado por Luís Almeida, investigador associado no Centro de Investigação de Direito Público da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

O coordenador afirmou ao Público que “estas obrigações estão um bocadinho por cumprir por parte dos municípios, apesar de ser uma exigência da lei”.

Para o estudo foram questionados 110 presidentes de Assembleias Municipais portuguesas, de um total de 308 municípios.

+ notícias: País

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.