Obras no Mercado Cultural de Braga avançam "nas próximas semanas"

Obras no Mercado Cultural de Braga avançam "nas próximas semanas"
| Norte
Porto Canal/Agências

O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, anunciou esta segunda-feira que as obras de reabilitação do Mercado Cultural do Carandá, para resolver os “problemas estruturais” do edifício, vão avançar “nas próximas semanas”.

Na reunião quinzenal do executivo, e depois de ter sido questionado pela vereadora do PS Sílvia Sousa sobre o ponto da situação da intervenção, Rio disse que o projeto está sem fase de finalização. “As obras vão avançar muito brevemente, nas próximas semanas”, referiu.

Em novembro, o autarca já tinha anunciado que as obras significariam um investimento de 480 mil euros. Com mais de 30 anos, o edifício tem problemas sobretudo ao nível das coberturas, registando infiltrações e dificultando ou inviabilizando o trabalho das coletividades que ali têm a sua sede.

O Mercado Cultural do Carandá resultou da reconversão e adaptação do antigo mercado municipal, num projeto assinado pelo arquiteto Eduardo Souto Moura. A transformação já foi premiada pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana.

Desenhado nos anos 80 do século XX por Souto Moura, o Mercado do Carandá foi construído no coração de Braga, mas foi progressivamente ficando “abafado” por vários equipamentos que nasceram à sua volta, de que se destacam uma escola, um centro de saúde e a mais conhecida discoteca da cidade.

A zona registou, igualmente, um grande crescimento imobiliário. A câmara decidiu, por isso, reinstalar o mercado noutro local e criar no Carandá um polo de cultura.

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.