Universidade de Aveiro reforça segurança para prevenir vaga de furtos

Universidade de Aveiro reforça segurança para prevenir vaga de furtos
| Norte
Porto Canal/Agências

A Universidade de Aveiro (UA) anunciou esta segunda-feira um reforço de segurança para prevenir a vaga de furtos em unidades orgânicas que se tem registado este mês, apelando aos elementos da comunidade académica para que tomem comportamentos “cautelares e defensivos”.

Num e-mail dirigido à comunidade académica, a que a Lusa teve acesso, o administrador da Universidade de Aveiro, Mário Pelaio, disse que ao longo do mês de maio ocorreram assaltos em três unidades orgânicas que resultaram no furto de oito computadores portáteis.

O último episódio ocorreu esta segunda-feira de manhã, quando um grupo de indivíduos furtaram cinco computadores de alunos, aproveitando um falso alarme de incêndio.

Segundo fonte da UA, o caso ocorreu cerca das cerca das 10h45, quando foi acionado o alarme de incêndio no Departamento de Química da UA.

Os suspeitos esperaram que os alunos, professores e funcionários saíssem do edifício e depois percorreram os laboratórios e levaram os computadores.

O administrador da UA referiu que a segurança tem sido reforçada mas, deixou um apelo a todos os membros da comunidade e em particular aos diretores para que tomem “medidas adicionais de segurança”, designadamente os “comportamentos cautelares e defensivos” necessários à prevenção da ocorrência de novos ilícitos.

Mário Pelaio acrescentou que a Reitoria efetuou já as devidas diligências junto da PSP para que se averiguem as circunstâncias das referidas ocorrências e bem assim a identificação dos seus autores.

+ notícias: Norte

Colisão aparatosa entre quatro veículos faz nove feridos em Braga

Nove pessoas sofreram ferimentos considerados ligeiros, ao início da tarde deste domingo, numa aparatosa colisão rodoviária que envolveu quatro veículos ligeiros na Avenida Miguel Torga na freguesia de Nogueira, em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte dos Bombeiros Sapadores de Braga.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.