Trabalhadores da Pemel Metal de Matosinhos em greve nas próximas quartas-feiras por aumento salarial

Trabalhadores da Pemel Metal de Matosinhos em greve nas próximas quartas-feiras por aumento salarial
| Norte
Porto Canal/Agências

Os trabalhadores da Pemel Metal, em Matosinhos, no distrito do Porto, vão fazer greve nas próximas cinco quartas-feiras por aumentos salariais “justos e verdadeiros”, adiantou esta segunda-feira o sindicato.

A greve decorrerá nos dias 31 de maio, 7, 14, 21 e 28 de junho, com concentração entre as 15h00 e as 17h00, à porta da empresa, especificou o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Norte (Site-Norte), em comunicado enviado às redações.

Além disso, os trabalhadores decidiram ainda, em plenário de 22 de maio, fazer greve a todo o tipo de trabalho suplementar durante o mês de junho.

Uma das principais reivindicações assenta em aumentos salariais “justos e verdadeiros”, eliminando as “discriminações existentes” e integrando a gratificação de balanço no salário base de cada trabalhador, explicou o sindicato.

Os trabalhadores reclamam ainda a atualização do subsídio de alimentação para os 8,23 euros, a redução progressiva do horário de trabalho para as 35 horas semanais e a atribuição do dia de aniversário do trabalhador.

“Apesar de a administração, após a emissão dos pré-avisos de greve, ter rapidamente marcado reunião com o delegado sindical, infelizmente o que trouxe para a mesma foi muita disponibilidade futura sem concretizar, mas nada para no imediato ir de encontro às reivindicações dos trabalhadores”, referiu.

O sindicato sublinhou que neste momento difícil os trabalhadores precisam é de respostas às suas mais que “justas reivindicações e não de disponibilidades futuras e de palavras de louvor”.

A Pemel, segundo a sua página oficial na internet, é um grupo industrial especializado na construção em aço, com ampla participação em grandes projetos mundiais para as indústrias de petróleo, química, cimento, naval e celulose.

A Lusa tentou obter um comentário por parte da empresa, mas sem sucesso até ao momento.

+ notícias: Norte

Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro

O centro histórico de Viseu vai ficar sem carros às sextas-feiras, sábados, domingos, vésperas de feriados e feriados, até ao dia 21 de setembro, anunciou esta terça-feira a Câmara.

Encontrado corpo de pescador desaparecido no rio Douro em Bragança

O cadáver de um pescador de 54 anos foi recuperado esta terça-feira ao início da noite, pois ter sido dado como desaparecido nas margens do Douro Internacional, em Mazouco, no concelho de Freixo de Espada à Cinta, disse à Lusa fonte da GNR.