Marcelo pede que cidadãos mantenham “comportamentos preventivos” na época de incêndios

Marcelo pede que cidadãos mantenham “comportamentos preventivos” na época de incêndios
Lusa
| País
Porto Canal/Agências

O Presidente da República assinalou este domingo o Dia Nacional do Bombeiro pedindo que os cidadãos mantenham “comportamentos preventivos” na época de incêndios e transmitindo uma “palavra de encorajamento e confiança” aos profissionais do setor, merecedores de “respeito e admiração”.

Numa mensagem publicada na página oficial da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa salienta que, “por todo o país” se multiplicam as homenagens alusivas ao Dia Nacional do Bombeiro.

“O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa associa-se a cada uma dessas comemorações e renova o seu apoio a um setor que tanto contribui para a segurança e bem-estar dos portugueses”, lê-se na nota.

O chefe de Estado refere que os “corpos de bombeiros profissionais, mistos ou voluntários”, com um “alargado espetro de missões”, continuam a ser “merecedores do respeito e admiração do Presidente da República e do povo português”.

Marcelo Rebelo de Sousa salienta que essas missões “não se esgotam no combate aos incêndios”, sendo também “basilares no que respeita ao setor da saúde”.

“Ainda assim e tendo em consideração a proximidade da época em que se intensificam as ocorrências de incêndios florestais, o chefe de Estado aproveita a ocasião para transmitir uma palavra de encorajamento e confiança às bombeiras e bombeiros”, lê-se.

O Presidente da República apela ainda a “todos os cidadãos que, num esforço coletivo e solidário, continuem a adotar comportamentos preventivos, a fim de reduzir o número de ignições em espaço rural”.

+ notícias: País

SNS tem pela primeira vez farmacêuticos com competência em oncologia

Os hospitais do Serviço Nacional de Saúde ganharam este mês os primeiros 20 farmacêuticos com competência em oncologia, especialidade que será alargada aos profissionais das farmácias comunitárias, segundo o bastonário Helder Mota Filipe.

GNR registou quatro mortos em 462 acidentes nos últimos três dias

A GNR registou entre sexta-feira e domingo 462 acidentes, dos quais resultaram quatro vítimas mortais, 11 feridos graves e 153 feridos ligeiros, segundo dados provisórios da Operação “Natal e Ano Novo 2024/2025” esta segunda-feira divulgados.

Paletes de bananas escondiam 3.5 toneladas de cocaína

A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu cerca de três toneladas e meia de cocaína que chegou a Portugal escondida em paletes de caixas de bananas num cargueiro, que habitualmente transporta fruta entre a Americana Latina e a Europa.