Salários nas CCDR podem ultrapassar os cinco mil euros

| País
Porto Canal

O Presidente da República promulgou o novo estatuto das Comissões de Coordenação e de Desenvolvimento Regional, mas deixou uma chamada de atenção para os salários que podem ser pagos aos dirigentes destes órgãos de gestão.

De acordo com a nota de Belém, num dos casos, o vencimento atinge o do primeiro-ministro, um ordenado superior a cinco mil euros e que poderá ultrapassar os oito mil, se incluídas as despesas de representação.

As restantes remunerações vão para além dos valores pagos aos ministros que tutelam as áreas cujas competências serão assumidas pelas CCDR. Ao Porto Canal, Rio Fernandes explica ainda assim que esta pode não conseguir atrair os melhores quadros.

“É interessante notar que este não é um salário que possa atrair muita gente, sobretudo os mais competentes, os mais capacitados, que muitas vezes não vêm nos cargos políticos ou na gestão de empresas públicas, ou institutos um lugar muito atrativo e isso é lamentável”, referiu o comentador do Porto Canal, Rio Fernandes.

Na mesma nota, Marcelo Rebelo de Sousa revela ainda dúvidas quanto às metas do processo de transferência de competências e quanto à sua articulação com o processo da descentralização.

+ notícias: País

Salário mínimo, direito a férias e à greve são conquistas da Revolução dos Cravos

A implementação do salário mínimo nacional, o direito a férias, à atividade sindical e à greve foram algumas das conquistas da revolução de 1974 no mundo do trabalho, que passou a ser exercido com mais direitos.

Marcelo acompanha situação dos dois portugueses que morreram em acidente na Namíbia

O Presidente da República disse estar a acompanhar a situação dos portugueses envolvidos num acidente de autocarro no deserto da Namíbia na tarde de quarta-feira, em que terão morrido pelo menos duas nacionais.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.