Crimes violentos em Barcelos colocam três suspeitos em prisão preventiva

Crimes violentos em Barcelos colocam três suspeitos em prisão preventiva
| Norte
Porto Canal / Agências

O Tribunal de Guimarães aplicou esta quinta-feira prisão preventiva a três dos 10 detidos na terça-feira pela Polícia Judiciária (PJ) em Barcelos, suspeitos de crimes violentos contra pessoas, sobretudo visando outro grupo que considera rival.

Fonte da PJ disse à Lusa que os restantes sete arguidos ficam sujeitos a apresentações periódicas em posto policial, proibidos de contactos entre si e de frequentarem alguns locais.

Segundo a PJ, os detidos integram um grupo que “de forma recorrente, se vem dedicando” à prática de crimes violentos contra pessoas e de crimes contra bens patrimoniais alheios.

“Como forma de exponenciar o clima de medo e potenciar atos de violência, os elementos do grupo utilizavam as redes sociais e exibiam armas de fogo, veiculando imagem hostil e intimidatória perante terceiros, provocando grande perturbação e alarme social entre as populações locais”, refere um comunicado da PJ.

Na terça-feira, a PJ efetuou diversas buscas domiciliárias e não domiciliárias, “que permitiram a recolha e consolidação de substanciais elementos de prova e que resultaram na apreensão de substância estupefaciente, armas de fogo e outros objetos relacionados com a prática dos crimes”.

As buscas incidiram, sobretudo, num acampamento em Arcozelo, Barcelos.

A investigação foi desencadeada após um tiroteio num café em Barcelos, registada em 31 de janeiro.

Todos residentes em Barcelos, os detidos são suspeitos de crimes roubo com arma de fogo, detenção de armas proibidas, dano, dano agravado e com violência, furto, furto qualificado e ofensas à integridade física qualificada, factos reportados aos anos de 2022 e 2023, em Barcelos.

+ notícias: Norte

Bom Jesus de Braga à espera de fundos para responder às exigências da UNESCO

A confraria do Bom Jesus de Braga está à espera de fundos comunitários para avançar com a última fase de obras e responder às exigências da UNESCO. O santuário foi classificado como património mundial há quase quatro anos.

Régua nos últimos preparativos para receber as cerimónias do 10 de junho

A cidade da Régua está a ultimar preparativos para receber as cerimónias oficiais do 10 de junho. A população assiste a tudo com curiosidade para acolher o palco das comemorações.

Despiste em Braga faz três feridos graves e dois ligeiros

Cinco jovens ficaram feridos, três deles com gravidade, num acidente ao início da madrugada em Priscos, concelho de Braga, disse à Lusa fonte dos Bombeiros Voluntários de Viatodos.