CPLP elege moçambicana Marisa Mendonça para diretora executiva do Instituto Internacional da Língua Portuguesa

| Política
Porto Canal / Agências

Dili, 23 jul (Lusa) -- A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) elegeu hoje Marisa Guião de Mendonça para o cargo de diretora executiva do Instituto Internacional da Língua Portuguesa, em substituição de Gilvan Müller de Oliveira.

A indicação de Marisa Guião de Mendonça, atual diretora da Faculdade de Línguas da Universidade Pedagógica de Moçambique, resulta de uma proposta feita pelo governo moçambicano, segundo um comunicado divulgado no final da XIX Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP reunido em Díli, capital timorense.

A moçambicana, formada em línguas pela Universidade Pedagógica de Moçambique, vai substituir no cargo o brasileiro Gilvan Müller de Oliveira, linguista de formação, que dirigiu a instituição nos últimos dois anos.

De acordo com a nota final da CPLP decidiu ainda pela eleição de Raul Calane da Silva, de Moçambique, para a Presidência do Conselho Científico do IILP, uma entidade que visa à promoção, defesa, o enriquecimento e difusão da língua portuguesa.

Na declaração final, o órgão da CPLP congratulou o brasileiro Gilvan Müller de Oliveira, "reconhecendo a ação preponderante que desempenhou na condução dos destinos do IILP".

O Conselho de Ministros elogiou ainda o trabalho do diretor executivo cessante por "todos os esforços" que empreendeu "para assegurar o funcionamento do IILP e a sua representação, tanto a nível da CPLP como nos fóruns internacionais", refere a nota.

MMT // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Governo diz que há “muito que corrigir na política de migrações"

O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, disse este sábado que Portugal tem “muito que corrigir na política de migrações” e que o Governo quer desenvolver um sistema de acolhimento e de integração “que seja humano e que funcione”.

Secretário-geral do PS manifesta "muita preocupação" com posição de Aguiar-Branco

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), Pedro Nuno Santos, manifestou este sábado “muita preocupação” com a posição assumida pelo presidente da Assembleia da República (AR), José Aguiar-Branco (PSD), quanto ao que considera ser “um discurso xenófobo” do líder do Chega.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.