Governo aprova em Conselho de Ministros alterações em oito ordens profissionais

| País
Henrique Ferreira

O governo aprovou, esta quinta-feira, em Conselho de Ministros os primeiros oito diplomas do processo de regulamentação da nova lei sobre as ordens profissionais. 

As mudanças aplicam-se às ordens dos Contabilistas Certificados, Psicólogos, Nutricionistas, Veterinários, Fisioterapeutas, Biólogos e Assistentes Sociais. 

A aprovação deste conjunto de diplomas já tinha sido anunciada por António Costa, no debate de política geral desta quarta-feira, em resposta ao presidente da bancada socialista, Eurico Brilhante Dias. 

Apesar disso, o processo não foi pacífico com algumas ordens a contestarem as alterações propostas pelo Governo. 

No caso dos Contabilistas Certificados o principal problema estava nas competências exclusivas dos diferentes profissionais. Inicialmente a proposta apresentada precia que os contabilistas perdessem as atuais competências em matéria de fiscalidade, ou seja a submissão de declarações fiscais dos seus clientes.

Em declarações ao Porto Canal, Paula Franco, Bastonária da Ordem dos Contabilistas assegura que a questão foi retificada pelo Governo, mas que continua a ser preciso "ter alguma cautela porque é muito fácil destruir aquilo que se contruiu". 

Já os psicólogos, por exemplo, contestavam o acesso de profissionais não qualificados à ordem, colocado em causa a saúde mental dos doentes.

Francisco Miranda Rodrigues, explica ao Porto Canal, que a "proposta parecia surreal em 2023" e que, por isso "foi comunicada aos membros da ordem", que acabaram por exercer pressão para que o Governo retificasse a incoerência da lei. 

+ notícias: País

Sindicato diz que há 160 professores impedidos de trabalhar no próximo ano

A Federação Nacional da Educação (FNE) diz que há 160 professores que tinham de vincular este ano e concorreram para todo o país, mas não ficaram colocados e estão impedidos de dar aulas no próximo ano letivo.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.