Falta de transparência do Fisco português alarma Bruxelas

Falta de transparência do Fisco português alarma Bruxelas
| Economia
Porto Canal

A Comissão Europeia (CE) considera o sistema fiscal português complexo e pouco transparente. A subida dos impostos em atraso foi alvo de alerta, estando acima da média da União Europeia, segundo o pacote de primavera do Semestre Europeu divulgado na passada quarta-feira.

Bruxelas adianta ainda, no documento orientador dos planos orçamentais dos Estados-membros, que Portugal conseguiria vários benefícios se fizesse uma avaliação constante do sistema de impostos. Apesar disso, de acordo com o ‘Correio da Manhã’, Bruxelas reconhece que o país inscreveu no Plano de Recuperação e Resiliência medidas para combater a evasão fiscal.

Os técnicos de Bruxelas alarmam para os preços das habitações, que registaram um forte crescimento, à boleia do impacto causado pelo aumento da restritividade das condições financeiras e o ambiente externo incerto.

A CE alertou também para o envelhecimento da população que, de acordo com a mesma, será um desafio para as finanças públicas com o aumento das despesas com pensões e saúde.

+ notícias: Economia

Euribor sobe a três meses e desce a seis e a 12 meses

A taxa Euribor subiu esta quarta-feira a três meses e desceu a seis e 12 meses face a terça-feira.

Taxa de desemprego com queda homóloga para 6,8% no 1.º trimestre

A taxa de desemprego fixou-se em 6,8% no primeiro trimestre, 0,4 pontos percentuais abaixo da do mesmo trimestre do ano passado, mas 0,2 pontos acima da do trimestre anterior, divulgou esta quarta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Consignação do IRS. Instituições receberam mais de 33 milhões de euros em 2023

Os contribuintes consignaram 33,2 milhões de euros de IRS em 2023, superando os 30,5 milhões atribuídos um ano antes, segundo dados do Ministério das Finanças.