Falta de transparência do Fisco português alarma Bruxelas

Falta de transparência do Fisco português alarma Bruxelas
| Economia
Porto Canal

A Comissão Europeia (CE) considera o sistema fiscal português complexo e pouco transparente. A subida dos impostos em atraso foi alvo de alerta, estando acima da média da União Europeia, segundo o pacote de primavera do Semestre Europeu divulgado na passada quarta-feira.

Bruxelas adianta ainda, no documento orientador dos planos orçamentais dos Estados-membros, que Portugal conseguiria vários benefícios se fizesse uma avaliação constante do sistema de impostos. Apesar disso, de acordo com o ‘Correio da Manhã’, Bruxelas reconhece que o país inscreveu no Plano de Recuperação e Resiliência medidas para combater a evasão fiscal.

Os técnicos de Bruxelas alarmam para os preços das habitações, que registaram um forte crescimento, à boleia do impacto causado pelo aumento da restritividade das condições financeiras e o ambiente externo incerto.

A CE alertou também para o envelhecimento da população que, de acordo com a mesma, será um desafio para as finanças públicas com o aumento das despesas com pensões e saúde.

+ notícias: Economia

Prestação da casa sobe 290 euros para créditos de 150 mil euros a 12 meses

A prestação da casa paga ao banco vai subir em junho nos contratos indexados à Euribor a três, seis e 12 meses, agravando-se 290 euros neste último caso, face às últimas revisões, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Despesa de turistas estrangeiros em Portugal aumenta 22,5%, diz Banco de Portugal

As despesas de turistas estrangeiros em Portugal e de turistas portugueses em outros países aumentaram 22,5% e 10,0%, respetivamente, em abril, em termos homólogos, voltando a abrandar face ao mês anterior, divulgou o BdP.

PIB cresce 2,5% no primeiro trimestre em relação ao ano passado, confirma INE

O Produto Interno Bruto (PIB) registou um crescimento de 2,5% no primeiro trimestre face ao mesmo período do ano passado e de 1,6% em comparação com o trimestre anterior, confirmou o Instituto Nacional de Estatística (INE).