Grupo de jovens fez 21 assaltos em 4 meses no Porto e em Gaia

Grupo de jovens fez 21 assaltos em 4 meses no Porto e em Gaia
| Norte
Porto Canal

Na zona do Porto e Gaia, um gangue composto por 13 jovens, agrediam e esfaqueavam, principalmente, estudantes, para roubar dinheiro. As vítimas também eram ameaçadas a levantar todo o dinheiro das contas bancárias.

Em pouco mais de quatro meses, um gangue de jovens cometeu 21 assaltos violentos em pouco mais de quatro meses. O grupo tinha entre 16 e 23 anos. Os suspeitos ameaçavam as vítimas com facas e agrediam-nas a pontapé e a soco, maioritariamente, estudantes, ao pé de escolas e estações de metro, no Porto e em Vila Nova de Gaia.

O Ministério Público relata que, em algumas situações, roubaram apenas moedas de um e dois euros. No entanto, em outros casos, forçavam as pessoas a levantar 400 com os seus cartões bancários.

Na semana passada, os 13 jovens já começaram a ser julgados e três deles, inclusive já foram acusados este mês por mais crimes. Recorde-se que número de menores internados em centros educativos aumenta a cada dia que passa.

Os ataques, segundo o Ministério do Porto, eram, principalmente, a estudantes que se encontravam numa posição vulnerável: caminhar para a escola ou de regresso a casa sozinhos. Os atacantes, normalmente, atuavam em grupo e os ataques eram combinados por telefone. As vítimas eram abordadas à luz do dia.

Muitas vezes, começavam por pedir um cigarro ou o um euro e, noutras vezes, partiam para as ameaças e para a violência. Na Avenida da Boavista, roubaram 1,5 euros a um rapaz e foi atingido com uma pancada na orelha, no ano passado, no dia 4 de fevereiro. Noutro caso, a um jovem, no dia 24 do mesmo mês, foi-lhe roubado um telefone, as sapatilhas e o cartão bancário.

O grupo está a ser julgado pelos crimes de roubo, ofensa à integridade física e abuso de cartão, dispositivo ou dados de pagamento. Já este mês, foram acusados de uma dezena de roubos.

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.