Inter de Milão vence Taça de Itália pela nona vez

Inter de Milão vence Taça de Itália pela nona vez
| Desporto
Porto Canal / Agências

O Inter conquistou esta quarta-feira pela nona vez a Taça de Itália de futebol, troféu do qual era detentor, ao vencer a Fiorentina na final, por 2-1, e igualou a Roma, num ranking liderado pela Juventus, com 14 troféus.

A equipa de Florença começou praticamente a ganhar, graças a um golo do avançado argentino Nicolas González, assistido pelo médio francês Jonathan Ikone, logo aos três minutos, mas o Inter deu a volta ao resultado ainda na primeira parte.

Dois golos do avançado argentino Lautaro Martinez, campeão mundial no Qatar, aos 29 e 37 minutos, o primeiro na sequência de um passe em profundidade do médio croata Marcelo Brozovic, e o segundo após um cruzamento para a área de Nicolo Barella, consumaram a reviravolta.

Na segunda parte, a Fiorentina esteve sempre por cima do jogo, mas não teve a eficácia que o Inter demonstrou na primeira parte e não conseguiu juntar ao seu palmarés a sétima Taça de Itália, sendo que a última vez que teve êxito foi em 2001.

O Inter igualou assim a Roma no segundo lugar com nove Taças de Itália, duo ainda distante da Juventus, que lidera com 14 troféus, enquanto a Lazio soma sete, o Nápoles e a Fiorentina, seis, o AC Milan e o Torino, cinco.

As duas equipas vão ainda disputar outra final esta temporada, com o Inter a tentar vencer a Liga dos Campeões, frente ao Manchester City, e a Fiorentina a defrontar o West Ham na Liga Conferência Europa.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Guia de acesso prioritário para eleitores com mobilidade reduzida

Eleições do FC Porto realizam-se sábado entre as 9h e as 20h no Estádio do Dragão.

FC Porto: Mira apontada ao Sporting no Olival

Clássico da 31.ª jornada da Liga joga-se às 20h30 de domingo no Estádio do Dragão.

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.