Limpeza voluntária no rio Tinto permite recolher 340 quilos de resíduos

Limpeza voluntária no rio Tinto permite recolher 340 quilos de resíduos
Andreia Merca|Porto.
| Norte
Porto Canal

Mais de 30 voluntários fizeram uma limpeza, este sábado, nas margens do rio Tinto, no Porto. Foram recolhidos 340 quilos de resíduos. Esta ação surge em sucessão do Pacto do Porto para o Clima.

A Associação de Defesa do Ambiente FOCA (“Focus on Critical Actions”), organizou, em colaboração com as empresas municipais Porto Ambiente e Águas e Energia do Porto, esta iniciativa.

Segundo o Município do Porto, o evento contou com a presença do vice-presidente e vereador do Ambiente, Filipe Araújo, e dos guarda-rios que vigiam, diariamente, e protegem os rios e ribeiras da Invicta.

Destaque-se a importância do rio Tinto para os ecossistemas do Parque Oriental do Porto, sendo fundamental para a sobrevivência de espécies como enguias, patos e salamandras.

O objetivo de proteger os recursos híbridos da cidade está presente no Plano de Valorização e Reabilitação das Linhas de Água, previsto na Estratégia Municipal de Adaptação às Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC), elaborado pelo município.

+ notícias: Norte

Mais de 100 médicos apresentam escusa às horas extra em Vila Real 

Vivem-se dias dificeis nos hospitais portugueses, com centenas de médicos a apresentarem escusa às horas extra. No centro hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, são mais de 100. Depois dos médicos internistas, o pedido de escusa é feito pelos cirurgiões e as consequências já se fazem sentir.

Câmara de Águeda comparticipa medicamentos a pessoas carenciadas

A Câmara de Águeda vai comparticipar os medicamentos de habitantes que vivam em carência económica, através da rede solidária “Abem”, que conta já com seis farmácias locais aderentes, informou esta segunda-feira a autarquia.

Em Gondomar, a empreitada na estrada D. Miguel está na reta final

A empreitada na estrada D. Miguel, em Gondomar, arrancou em 2021 com o objetivo de a tornar numa estrada mais urbana, reduzir a velocidade média dos condutores e os acidentes.