Limpeza voluntária no rio Tinto permite recolher 340 quilos de resíduos

Limpeza voluntária no rio Tinto permite recolher 340 quilos de resíduos
Andreia Merca|Porto.
| Norte
Porto Canal

Mais de 30 voluntários fizeram uma limpeza, este sábado, nas margens do rio Tinto, no Porto. Foram recolhidos 340 quilos de resíduos. Esta ação surge em sucessão do Pacto do Porto para o Clima.

A Associação de Defesa do Ambiente FOCA (“Focus on Critical Actions”), organizou, em colaboração com as empresas municipais Porto Ambiente e Águas e Energia do Porto, esta iniciativa.

Segundo o Município do Porto, o evento contou com a presença do vice-presidente e vereador do Ambiente, Filipe Araújo, e dos guarda-rios que vigiam, diariamente, e protegem os rios e ribeiras da Invicta.

Destaque-se a importância do rio Tinto para os ecossistemas do Parque Oriental do Porto, sendo fundamental para a sobrevivência de espécies como enguias, patos e salamandras.

O objetivo de proteger os recursos híbridos da cidade está presente no Plano de Valorização e Reabilitação das Linhas de Água, previsto na Estratégia Municipal de Adaptação às Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC), elaborado pelo município.

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.