Limpeza voluntária no rio Tinto permite recolher 340 quilos de resíduos
Porto Canal
Mais de 30 voluntários fizeram uma limpeza, este sábado, nas margens do rio Tinto, no Porto. Foram recolhidos 340 quilos de resíduos. Esta ação surge em sucessão do Pacto do Porto para o Clima.
A Associação de Defesa do Ambiente FOCA (“Focus on Critical Actions”), organizou, em colaboração com as empresas municipais Porto Ambiente e Águas e Energia do Porto, esta iniciativa.
Segundo o Município do Porto, o evento contou com a presença do vice-presidente e vereador do Ambiente, Filipe Araújo, e dos guarda-rios que vigiam, diariamente, e protegem os rios e ribeiras da Invicta.
Destaque-se a importância do rio Tinto para os ecossistemas do Parque Oriental do Porto, sendo fundamental para a sobrevivência de espécies como enguias, patos e salamandras.
O objetivo de proteger os recursos híbridos da cidade está presente no Plano de Valorização e Reabilitação das Linhas de Água, previsto na Estratégia Municipal de Adaptação às Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC), elaborado pelo município.