Nova vice eleita, pelouros redistribuídos e auditoria anunciada pelo Presidente da Câmara de Gaia

Pedro Benjamim|Porto Canal
| Norte
Porto Canal

O Presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, nomeou uma nova vice, redistribuiu pelouros e anunciou uma auditoria, esta segunda-feira, em reunião de executivo municipal. Depois da detenção por suspeitas de corrupção, o até agora vice-presidente da Câmara Municipal de Gaia, Patrocínio Azevedo, perdeu as funções na autarquia, sem ter renunciado ao mandato. 

Num discurso lido, o autarca gaiense vincou o lançamento de uma “inevitável auditoria técnica" aos serviços de urbanismo, com o apoio da especialista em urbanismo e professora da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Fernanda Paula Oliveira.

Marina Mendes, até agora vereadora no executivo de Eduardo Vítor Rodrigues e número três da lista, é agora a nova vice-presidente da Câmara de Gaia. Até terça-feira, o despacho de Eduardo Vítor Rodrigues deverá ser publicado e só aí esta poderá começar a exercer as suas funções.

Foi anunciada a contratação de Paulo Morais, um dos fundadores da Associação Cívica Transparência e Integridade para outra auditoria, para os “procedimentos administrativos do urbanismo, em colaboração da área técnica do urbanismo”.

Relacionadas com a detenção de Patrocínio Azevedo, as áreas de política de solos, planeamento urbanístico e licenciamento urbanístico, vai passar a ser da responsabilidade da vereadora Célia Correia.

É de destacar no discurso de Eduardo Vítor a afirmação de que a prisão preventiva do ex-presidente de Gaia “não implica a renúncia ao mandato” e que “nem o próprio” Patrocínio Azevedo renunciou ao mandato. Contudo, é sabido pelo presidente que “o município continua a ter que dar resposta às pessoas e as funções devem ser redistribuídas”, de modo a que não sejam prejudicadas as atividades do município.

+ notícias: Norte

Requalificada Variante da Encosta em Braga com 7km de extensão

Já estão concluídas as obras de requalificação integral da Variante da Encosta, entre a Avenida João II e a Avenida Alfredo Barros, em Braga, informou, esta segunda-feira, a Câmara Municipal.

Camião que transportava produtos alimentares tomba e condiciona A1 na Feira

Um veículo pesado de mercadorias tombou, na tarde desta segunda-feira, na A1, no sentido Porto-Lisboa, na freguesia de S. Paio de Oleiros, em Santa Maria da Feira, confirmou ao Porto Canal o Comando Sub-Regional do Porto (CDOS).

Trabalhador de concessionária morre atropelado por carro na A7

Um homem de 53 anos de idade morreu atropelado por um veículo ligeiro, na tarde desta segunda-feira, na A7, junto à freguesia de Oliveira Santa Maria, em Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave.