ANMP rejeita arrendamento coercivo de imóveis em todo o território dos concelhos do Litoral

ANMP rejeita arrendamento coercivo de imóveis em todo o território dos concelhos do Litoral
| País
Porto Canal

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) faz a proposta de arrendamento forçado e suspensão de licenças de alojamento local apenas em zonas de maior densidade urbanística.

Após a aprovação na generalidade só com os votos dos socialistas, a proposta de lei do Governo, que serve como base de várias medidas do pacote Mais Habitação, vai ser discutida em Parlamento.

Segundo avança o Jornal de Notícias, a Assembleia da República já começou a receber vários pareceres de entidades sobre a proposta. Por um lado, os municípios rejeitam que o arrendamento forçado e a suspensão de licenças de alojamento local se apliquem em todo o concelho. Por outro lado, a Ordem dos Engenheiros Técnicos apoia a que o Estado entregue os prédios sem dono às câmaras e às juntas, respeitando, desta forma, o Código Civil.

Além disso, a ANMP rejeita que esta medida seja aplicada em todo o território dos concelhos do Litoral – locais de maior densidade urbanística. A proposta de lei do Governo prevê uma punição: impede as câmaras de aplicarem taxas agravadas de IMI, se não procederem ao arrendamento coercivo de casas vazias há mais de dois anos.

A Ordem dos Engenheiros Técnicos sugere que as habitações sem dono conhecido sejam integradas no património das câmaras municipais ou das juntas de freguesias. É acreditado pela Ordem que se verificam “bastantes imóveis” nessa situação. Segundo esta instituição, esta medida preveniria o abandono de edifícios e penalizaria os proprietários que deixam os prédios em ruína.

A Associação de Hotelaria de Portugal tem como preocupação a falta de trabalhadores no setor do turismo e a acredita que a falta de habitação está a prejudicar o recrutamento de profissionais. A proposta desta associação é a criação de um “incentivo extraordinário de apoio à habitação, com um limite máximo mensal, para os trabalhadores deslocados”.

Quanto à Associação dos Inquilinos Lisbonenses, defende que o recurso ao arrendamento coercivo de edifícios privados deve ser o último recurso. A associação pede, também, o fim da isenção de impostos para os “residentes não habituais”, nomeadamente de estrangeiros com maior poder de compra.

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).