Ministro diz compreender dúvidas de trabalhadores do SEF, mas frisa que reestruturação já está definida

| País
Porto Canal

O Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, garante que a reestruturação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) já está organizada e não prejudicará os trabalhadores.

Ainda assim, José Luís Carneiro diz compreender as dúvidas dos trabalhadores, mas explica que a que a reestruturação do SEF está já definida.

“Essa transição garantirá o respeito pelo local de origem por onde entraram no SEF e pela lista de preferências. E para aqueles em que as condições logísticas que a Polícia Judiciária ou da Agência Portuguesa para as Minorias, Migrações e Asilo não tenha condições para os acolher, então garante-se que para esses casos possam transitar em mobilidade para a Autoridade Tributária”, frisou.

“Todos aqueles que estão nas fronteiras marítimas, aéreas e terrestres ficarão a apoiara a PSP e a GNR. Na prorrogação de 2024 para 2025 ficarão apenas 50% desses funcionários. Em 2025 transitam todos para a Polícia Judiciária”, revelou o ministro.

Nas celebrações do Dia do Bombeiro, em Santo Tirso, José Luís Carneiro disse que estão a ser feitos investimentos nas corporações, mas que é necessário adaptar algumas práticas.

“Este ano, para 2023, temos mesmo o maior valor de financiamento de sempre no financiamento permanente. Temos o maior valor de sempre também no dispositivo de combate aos incêndios rurais, estamos a reforçar a profissionalização dos bombeiros”, frisou o ministro.

+ notícias: País

Rui Moreira vai ser o próximo embaixador de Portugal na OCDE

O ex-presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, vai ser o próximo embaixador de Portugal na Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE), adiantou à Lusa fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).

PM vai apresentar “na próxima semana” PTRR a Seguro e conta com “todos os partidos”

O primeiro-ministro afirmou esta sexta-feira que deverá apresentar “na próxima semana” as linhas gerais do PTRR ao Presidente da República eleito, António José Seguro, e disse esperar contar com “todos os partidos” para o seu desenho e aprovação.

IL, Livre e PCP apontam insuficiências ao plano apresentado pelo Governo

IL, Livre e PCP apontaram insuficiências às linhas gerais do programa “Portugal Transformação, Recuperação e Resiliência” (PTRR) apresentado esta sexta-feira pelo Governo para responder ao temporal, nomeadamente a repetição de planos já anunciados.