Banco de Leite Humano do Norte alimentou quase três dezenas de prematuros

Banco de Leite Humano do Norte alimentou quase três dezenas de prematuros
| Norte
Porto Canal

Esta sexta-feira assinala-se o Dia Mundial da Doação de Leite Humano. Doações de leite materno permitem alimentar 29 prematuros no norte do país.

O Banco de Leite Humano do Norte (BLHN), localizado no Centro Hospitalar Universitário do São João (CHUSJ), recebeu um total de 150 litros de leite doados, possibilitando a alimentação de quase 30 bebés.

Em comunicado, o Hospital de São João afirmou que o leite doado foi distribuído dentro quanto fora do CHUSJ, estabelecendo uma colaboração entre os hospitais públicos do Norte de Portugal.

O ‘Notícias ao Minuto’ salienta a extrema importância dos bancos de leite como método de auxílio às mães de bebés extremamente prematuros, uma vez que apenas uma em cada três tem capacidade de produzir quantidade suficiente para manter as necessidades destes.

O BLHN foi inaugurado em setembro de 2022 no CHUSJ, com instalações e equipamentos altamente inovadores e diferenciados no país, com o objetivo de fornecer o melhor alimento com total segurança para os bebés mais frágeis internados nas Unidades de Neonatologia da zona Norte.

A mesma instituição de Saúde relembra ainda que o “processo de recrutamento” de dadoras de leite humano é anónimo e confidencial.

+ notícias: Norte

Freguesia de Barcelos ganha novos parques de lazer e recreio

Foram inaugurados, esta sexta-feira, na freguesia de Galegos S. Martinho, no concelho de Barcelos dois novos espaços de parque infantil, recreio e lazer, informou a Câmara Municipal numa publicação na rede social de Facebook.

Homem cai de varanda em Valongo e fica em estado grave

Um homem ficou em estado grave após cair de uma varanda em Valongo na noite deste sábado. Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto foram acionados para o local os Bombeiros Voluntários de Valongo e o INEM.

Processo do curso de medicina na Universidade de Aveiro "não está concluído" 

A Universidade de Aveiro (UA) esclareceu esta sexta-feira que o processo de criação do mestrado integrado de medicina não está concluído, faltando a decisão final do Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).