Polícia Municipal chegará a Oliveira de Azeméis em 2024

Polícia Municipal chegará a Oliveira de Azeméis em 2024
Foto: Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis
| Norte
Porto Canal

A polícia municipal chega a Oliveira de Azeméis a partir do próximo ano. No total, o contingente irá ter 15 agentes responsáveis por efetuar ações em todo o concelho que passam pela fiscalização de obras e de animais que circulam na via pública.

O regulamento de organização e funcionamento do Serviço de Polícia Municipal já está a ser elaborado pela Câmara e posteriormente será submetido a consulta pública. Ao Jornal de Notícias, o presidente da Autarquia, Joaquim Jorge, afirmou que esta ação pretende reforçar a segurança do espaço público, complementando o trabalho desenvolvido pelas forças de autoridade e garantir uma fiscalização mais efetiva. Atualmente, o concelho tem apenas a GNR e os seus três postos.

Joaquim Jorge explica ao JN que existem várias áreas de atuação que justificam a criação da polícia municipal no concelho, nomeadamente em situações de “combate ao vandalismo, cumprimento dos regulamentos municipais, fiscalização de obras e de ocupação do espaço público, patrulhamento e vigilância de zonas verdes do município. Para além destas, há ainda outras áreas, como a fiscalização nos mercados e feiras, ara aferir se está, ou não, a ser cumprida a legislação e os regulamentos municipais.

O serviço de polícia custará anualmente, em renumeração dos agentes, entre 230 a 400 mil euros aos cofres municipais. A estes custos acresce o investimento inicial em fardamento, viaturas, instalações e armamento.

Segundo o JN, a polícia municipal deverá ficar instalada, provisoriamente, no centro municipal de Proteção Civil, mas, futuramente, o autarca explica que quer criar condições para que esta força policial tenha instalações autónomas.

+ notícias: Norte

Yazaki Saltano avança com despedimento coletivo de 163 trabalhadores em Ovar

A Yazaki Saltano vai despedir 163 trabalhadores na fábrica de Ovar, após ter dispensado mais de 300 em meados de 2025, tendo comunicado a decisão aos visados na quinta-feira, com efeitos imediatos, disse esta sexta-feira à Lusa fonte sindical.

Nelson Pereira vai liderar Unidade Local de Saúde de Matosinhos

Médico do Hospital de São João é o escolhido pelo Governo para presidente do Conselho de Administração da ULS de Matosinhos. 

Museu Marítimo de Ílhavo conta atingir 1,5 milhões de visitantes este ano

O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) deverá atingir 1,5 milhões de visitantes em 2026, ano em que celebra 25 anos de renovação temática focada na pesca do bacalhau, revelou esta sexta-feira fonte municipal.