Cadáver por reclamar há mais de um mês em Mirandela

Cadáver por reclamar há mais de um mês em Mirandela
| Norte
Porto Canal

Há mais de um mês – desde 11 de abril - que o cadáver de um homem de 78 anos continua por reclamar no contentor refrigerado da delegação do Instituto de Medicina Legal e Ciências Forenses, situado nas instalações do hospital local.

Segundo avançou o Jornal de Notícias, o homem vivia sozinho e não era visto pelos vizinhos há vários meses. Quem descobriu o corpo foi o senhorio da sua casa que se deslocou à casa, devido à falta de pagamento de vários meses de renda. Depois de bater à porta, perante a ausência de qualquer sinal, chamou as autoridades. A autópsia concluiu que a morte ficou a dever-se a causas naturais.

Passado um mês, o cadáver encontra-se na delegação do Instituto de Medicina Legal e Ciências Forenses, situado nas instalações do hospital local, ainda apor reclamar. Na lei consta que o prazo máximo que os corpos não reclamados podem ficar nos serviços médico-legais é de 30 dias. Porém, há várias exceções que podem levar ao prolongamento da permanência do corpo nos serviços médico-legais, nomeadamente quando tentam localizar os familiares.

Anualmente, em Portugal, existem algumas dezenas desses casos. Normalmente, são de pessoas idosas, em situação de sem-abrigo, toxicodependentes, imigrantes e casos de pessoas abandonadas pela família.

Quando acontecem estes tipos de casos, as câmaras municipais, onde há delegações do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, procedem ao enterro dos corpos através de um funeral social, que consiste numa uma opção criada pelo Estado que obriga as agências funerárias a realizarem este tipo de serviço.

+ notícias: Norte

Jovens detidos em flagrante delito por tráfico de droga em Aveiro

Dois jovens de 18 anos foram detidos em flagrante delito, esta sexta-feira, por tráfico de estupefacientes em Aveiro, informou a Polícia de Segurança Pública (PSP) em comunicado enviado às redações. 

Homem de 51 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Aveiro

Um homem de 51 anos foi detido, esta sexta-feira, pela Polícia de Segurança Pública (PSP) por suspeita da prática de violência doméstica em Aveiro, informou aquela força policial em comunicado enviado às redações. 

Duas pessoas resgatadas de rocha "em zona isolada" no rio Minho

Dois espanhóis com cerca de 30 anos de idade foram resgatados durante a noite deste sábado no rio Minho.