Fisco já reembolsou perto de 1.800 milhões de euros aos contribuintes na campanha de IRS em curso

Fisco já reembolsou perto de 1.800 milhões de euros aos contribuintes na campanha de IRS em curso
| Economia
Porto Canal/Agências

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) reembolsou até terça-feira passada perto de 1.800 milhões de euros no âmbito da campanha de IRS de 2022, anunciou esta quinta-feira o Ministério das Finanças.

“Até ao início desta semana já foram entregues quase 3,9 milhões de declarações de IRS pelos contribuintes”, avança o executivo em comunicado, acrescentando que, “das declarações entregues, cerca de 2,9 milhões já foram liquidadas, das quais mais de 1,8 milhões correspondem a reembolsos aos contribuintes, num montante total de perto de 1.800 milhões de euros devolvidos às famílias”.

Segundo detalha, até terça-feira tinham sido processados “cerca de 16.000 reembolsos a mais do que em igual período do ano anterior”.

Paralelamente, foram emitidas cerca de 315 mil notas de cobrança, sendo as restantes nulas (não havendo lugar a reembolso ou nota de cobrança).

De acordo com o ministério de Fernando Medina, das 3,9 milhões de declarações entregues, cerca de 38% foram submetidas através do IRS automático (preenchimento automático dos dados da declaração por parte da AT, através das informações comunicadas às Finanças e confirmadas pelos contribuintes) e 62% foram submetidas de forma manual.

Os contribuintes podem entregar a declaração de rendimentos até ao dia 30 de junho.

“Caso pretendam, podem, em qualquer momento, recorrer aos vários canais de atendimento da AT, nomeadamente o e-balcão ou o Centro de Atendimento Telefónico da AT (217 206 707). É também possível recorrer ao atendimento presencial nos Serviços de Finanças, devendo o agendamento prévio ser feito através do Portal das Finanças ou pelos canais telefónicos”, lê-se no comunicado.

+ notícias: Economia

Marca romena lidera venda de carros em Portugal pela primeira vez este ano

A marca romena, do grupo Renault, foi quem mais carros vendeu em Portugal no mês de abril. A Dacia vendeu 1.484 novos veículos subindo ao pódio das vendas no quarto mês do ano. Em segundo lugar está a Mercedes-Benz, com 1.375 novas matrículas e no terceiro posto a Volkswagen, com 1.291 automóveis vendidos.

Más notícias para o crédito à habitação. Taxas Euribor com novas alterações

A taxa Euribor subiu hoje a três, a seis e a 12 meses face a terça-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.