Evento cultural com 68 propostas gratuitas anima Gouveia no fim de semana

| País
Porto Canal / Agências

Gouveia, 23 jul (Lusa) - Um evento cultural que associa tradição e modernidade e que propõe 68 atividades gratuitas para o público vai animar a cidade de Gouveia no fim de semana, disse hoje à agência Lusa fonte da organização.

A iniciativa "G!O Romaria Cultural" é promovida por quatro jovens de Gouveia (Sandra Morais, Joel Correia, António Saraiva e João Paulo), que querem provar aos visitantes que no interior do país existe cultura e vida.

"A nossa terra [Gouveia] está parada, sofre do mal geral do interior. Nós pensamos que, mesmo assim, existe aqui valor e gente com vontade de trabalhar e de mostrar uma cidade com cultura e com vida", disse à Lusa Joel Correia, elemento da organização do evento que começa no sábado e termina no domingo.

O projeto desafia os visitantes a deslocarem-se a Gouveia e a conhecerem aquela cidade da região da Serra da Estrela "em ambiente de festa".

Envolve associações, artesãos, agricultores e artistas locais e pretende promover a visibilidade e a atratividade do concelho, valorizar tradições e reinventá-las no contexto contemporâneo, fomentar o contexto cultural e promover uma atitude de cidadania participativa.

Segundo Joel Correia, "G!O Romaria Cultural" irá promover "68 eventos todos gratuitos", incluindo concertos musicais e animações de rua, exposições e oficinas, espetáculos de teatro e exibições de filmes.

Também haverá feiras e exposições de produtos agrícolas e de artigos de artesanato do concelho de Gouveia.

Durante três dias vai ser possível assistir a um espetáculo de fados ou de música metal, ter uma aula de ioga, contemplar obras de arte, ouvir uma conferência, deleitar-se com uma massagem, comprar artesanato, saborear a gastronomia serrana, participar numa sessão de teatro participativo ou desfolhar um livro na "Rota do Livro", segundo os promotores.

"Decidimos reunir o que tínhamos de melhor, que fosse gratuito para as pessoas, e uma montra para os artistas, artesãos e agricultores", justificou o jovem organizador.

Quem visitar Gouveia no fim de semana "vai encontrar a festa na rua e em toda a cidade, com música, comédia, recitais de poesia, movimento e luz", assegurou.

O evento vai decorrer em vários espaços de Gouveia, como a Praça de São Pedro, o Jardim da Ribeira, a Praça do Município e o Mercado Municipal.

A organização conta com a ajuda de cerca de 30 colaboradores e com a participação de mais de 100 pessoas que dão corpo às várias atividades que integram o cartaz da iniciativa que é promovida pela primeira vez.

"G!O Romaria Cultural" tem o apoio do Município, da Junta de Freguesia, da Escola Profissional, da Associação de Beneficência Popular de Gouveia e do Grupo Aprender em Festa.

ASR // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.