Sete detidos e 12 arguidos nas buscas da Câmara de Gaia e do Porto
Porto Canal
Pelo menos sete pessoas foram detidas nas buscas que decorreram na manhã desta terça-feira na Câmara de Vila Nova de Gaia e do Porto.
Em comunicado, a Polícia Judiciária confirmou que já foram constituídos 12 arguidos, “estando os detidos, um titular de cargo político, dois funcionários de serviços autárquicos, um funcionário de Direção Regional de Cultura do Norte, dois empresários e um profissional liberal, indiciados pela prática dos crimes de recebimento ou oferta indevidos de vantagem, corrupção ativa e passiva, prevaricação e abuso de poder praticados por e sobre funcionário ou titular de cargo político”.
A Polícia Judiciária referiu ainda que procedeu a “55 buscas domiciliárias e não domiciliárias, em várias zonas do território nacional, em autarquias e diversos serviços de natureza pública, bem como a empresas relacionadas com o universo urbanístico”.
No âmbito da Operação Babel estiveram presentes magistrados do DIAP Regional, 130 investigadores criminais da Diretoria do Norte, peritos informáticos e financeiros desta Polícia com o apoio da Unidade de Segurança da PJ.
“No decurso das diligências foram apreendidos elementos documentais e digitais relativos à prática dos factos com possível alcance probatório”, acrescentou a PJ em comunicado.
Os detidos vão ser presentes à competente autoridade judiciária no Tribunal de Instrução Criminal do Porto para primeiro interrogatório judicial de arguido detido e aplicação das medidas de coação.