Metrobus. Sistema invulgar na Europa entra em força em Portugal

| País
Porto Canal

Porto, Braga, Guimarães e Coimbra vão ver nascer os primeiros sistemas BRT (Bus Rapid Transit) em Portugal. O metrobus é um modelo em crescimento, principalmente em cidades da região Norte, pela rapidez da instalação e pelos custos reduzidos face ao sistema de metro convencional. O primeiro a entrar em funcionamento será o do Porto que deverá arrancar no final de 2023.

Quais as principais vantagens e pontos menos positivos ?

São mais rápidos e baratos de construir do que os sistemas de metro. Se o metrobus circular em vias totalmente segregadas, oferece quase a mesma segurança e rapidez do metro de superfície. Quanto às desvantagens, o sistema BRT tem menos capacidade.

Critérios de certificação do sistema BRT

O sistema BRT é certificado quando cumpre determinados requisitos. A validação tem de ser efetuada nas estações e o sistema tem de ser isolado com barreiras, em vias totalmente segregadas do restante trânsito.

Em que países é mais utilizado ?

Na América Latina o sistema acabou por revolucionar várias cidades. As redes podem ser construídas com uma grande extensão, muito rapidamente, e portanto existem cidades que se reestruturaram com o metrobus. O exemplo mais claro é o TransMilenio em Bogotá, na Colômbia, que tem uma extensão de cerca de 113 quilómetros. Bogotá cresceu e resolveu os problemas de mobilidade com o sistema BRT mas, o problema agora, é que o sistema de mobilidade está em rutura. Existe dificuldade em garantir a performance que se garantiu no passado uma vez que os níveis de procura cresceram demasiado.

No resto do mundo existem vários exemplos. Na Índia o sistema foi testado mas não teve sucesso. Já na Europa os sistemas BRT não tem grande dimensão e a maior parte deles não estão certificados.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: País

Homicídios por violência doméstica e pedidos de ajuda aumentam na época do Natal

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) alerta que as situações de homicídio e pedidos de ajuda por violência doméstica aumentam no Natal e passagem de ano, por causa da pressão das festas natalícias.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.