Metrobus. Sistema invulgar na Europa entra em força em Portugal
Porto Canal
Porto, Braga, Guimarães e Coimbra vão ver nascer os primeiros sistemas BRT (Bus Rapid Transit) em Portugal. O metrobus é um modelo em crescimento, principalmente em cidades da região Norte, pela rapidez da instalação e pelos custos reduzidos face ao sistema de metro convencional. O primeiro a entrar em funcionamento será o do Porto que deverá arrancar no final de 2023.
Quais as principais vantagens e pontos menos positivos ?
São mais rápidos e baratos de construir do que os sistemas de metro. Se o metrobus circular em vias totalmente segregadas, oferece quase a mesma segurança e rapidez do metro de superfície. Quanto às desvantagens, o sistema BRT tem menos capacidade.
Critérios de certificação do sistema BRT
O sistema BRT é certificado quando cumpre determinados requisitos. A validação tem de ser efetuada nas estações e o sistema tem de ser isolado com barreiras, em vias totalmente segregadas do restante trânsito.
Em que países é mais utilizado ?
Na América Latina o sistema acabou por revolucionar várias cidades. As redes podem ser construídas com uma grande extensão, muito rapidamente, e portanto existem cidades que se reestruturaram com o metrobus. O exemplo mais claro é o TransMilenio em Bogotá, na Colômbia, que tem uma extensão de cerca de 113 quilómetros. Bogotá cresceu e resolveu os problemas de mobilidade com o sistema BRT mas, o problema agora, é que o sistema de mobilidade está em rutura. Existe dificuldade em garantir a performance que se garantiu no passado uma vez que os níveis de procura cresceram demasiado.
No resto do mundo existem vários exemplos. Na Índia o sistema foi testado mas não teve sucesso. Já na Europa os sistemas BRT não tem grande dimensão e a maior parte deles não estão certificados.
Ver esta publicação no Instagram