Europa atribui 240 mil euros a quatro projetos de mobilidade sustentável em Braga

Europa atribui 240 mil euros a quatro projetos de mobilidade sustentável em Braga
| Norte
Porto Canal/Agências

O Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT) vai apoiar com um total de 240 mil euros as quatro propostas vencedoras dos desafios de mobilidade sustentável lançados pela cidade de Braga, foi anunciado esta quinta-feira.

Em comunicado, o EIT refere que em causa está o programa #ChallengeMyCity, promovido pela EIT Urban Mobility, sendo cada uma das quatro propostas vencedoras financiadas com 60 mil euros.

Segundo o comunicado, Braga identificou “quatro grandes necessidades” na área da mobilidade sustentável: melhorar a segurança dos ciclistas e monitorizar os seus fluxos, compreender e promover a mobilidade ativa no centro da cidade, melhorar a utilização e monitorização do estacionamento de rua e incentivar o transporte escolar alternativo, diminuindo a utilização de carros particulares.

Para poder desenvolver estas quatro áreas, e em parceria com a EIT Urban Mobility, Braga aderiu ao programa europeu #ChallengeMyCity, destinado a empreendedores, ‘start-ups’ e empresas de todas as dimensões, incentivando a apresentação de candidaturas inovadoras para cada uma das lacunas de mobilidade sustentável detetadas.

“A implementação do piloto dos projetos vencedores, a concurso para cada uma das quatro áreas, terá apoio financeiro europeu durante a sua fase experimental de seis meses”, refere ainda o comunicado.

A responsável da EIT Urban Mobility pela implementação de todos os projetos em Portugal, Maria Paula Caycedo, explicou que Braga entrou na rede em 2022, com um projeto-piloto que premeia quem utilizar a bicicleta na cidade.

“Na cidade de Braga, o projeto percorreu mais de 77 mil quilómetros, representando uma poupança estimada de oito toneladas de CO2. Já foram entregues mais de 5.500 euros em ‘vouchers’”, referiu.

Com o #ChallengeMyCity, o objetivo é ajudar Braga a “continuar o seu caminho rumo à mobilidade sustentável”, aproveitando a experiência europeia de outras cidades da mesma dimensão, confrontadas com os mesmos desafios.

“Apoiamos as cidades na navegação pelas novas soluções inovadoras de mobilidade e criamos um sistema em que as soluções podem ser testadas antes que as cidades invistam nelas. É aqui que as melhores práticas europeias de aprendizagem de outras cidades são canalizadas através do nosso trabalho para outras cidades”, disse ainda Maria Paula Caycedo.

O #ChallengeMyCity é um programa europeu que tem como finalidade contribuir para o desenvolvimento da mobilidade sustentável nas cidades europeias, apoiando a implementação de projetos inovadores.

O financiamento europeu permite aos municípios testarem diferentes soluções para as suas necessidades de mobilidade sustentável, antes de assumirem um compromisso de investimento no longo prazo.

Este ano, além de Portugal, o #ChallengeMyCity chega também às cidades gregas de Larissa e Heraklion.

Citado no comunicado, o diretor de Desenvolvimento de Mercado da EIT Urban Mobility, Lluis Puerto, refere que o #ChallengeMyCity é um serviço europeu que incentiva as cidades a testarem diferentes soluções inovadoras de mobilidade, de acordo com as suas necessidades, com o objetivo de as integrar, no longo prazo, na sua estratégia de mobilidade.

“Estamos confiantes de que o serviço que disponibilizamos, facilitando a testagem de soluções inovadoras bem como a recolha do ‘feedback’ dos cidadãos, vai permitir às cidades europeias beneficiarem da inovação existente no campo da mobilidade sustentável, aplicando-a nas suas ruas”, afirmou.

Na sua primeira edição, em 2022, o programa implementou nove soluções inovadoras de sete ‘start-ups’, nas cidades de Milão, Toulouse e Madrid, entre um bicicletário seguro e uma doca movida a energia solar, além de cinco pilotos sobre os temas da intermodalidade, logística urbana sustentável e da monitorização de fluxos de mobilidade ativa.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.