Gestação de substituição: bebés poderão vir a ter três pais no registo

Gestação de substituição: bebés poderão vir a ter três pais no registo
| País
Porto Canal

O Conselho Nacional de Ética (CNECV) quer ver clarificada a lei de gestação de substituição. Num parecer, tornado público esta terça-feira, o conselho defende, que no caso de a gestante revogar o contrato, a criança poderá ter três pais no registo, se ambos os beneficiários (pais biológicos) tiverem dado gâmetas.

Segundo o parecer do CNEVC tem de haver uma “inequívoca identificação dos deveres e direitos” dos progenitores biológicos, nomeadamente no que diz respeito à filiação.

Segundo avança o jornal Público, o parecer pede que “a lei preveja que todos os intervenientes biológicos (genéticos) sejam considerados, nos termos da lei da filiação, como progenitores, mesmo que haja o exercício do direito de arrependimento”. O documento refere ainda, que no caso de um casal de pessoas de sexo diferente em que ambos tenham contribuído com gâmetas, “os beneficiários teriam o direito a inscrever no registo civil a sua progenitura (maternidade e paternidade) a par com a maternidade da mulher gestante (que exerceu o direito de arrependimento)”.

+ notícias: País

Mais de 230 centros de saúde com horário alargado e 15 abertos 24h/dia

Em resposta à Lusa, a DE-SNS explicou que, a meio de dezembro, 231 unidades já funcionavam em horário complementar ao sábado, 193 ao domingo e 189 em dias de feriado, para alargar a oferta aos utentes e permitir evitar idas às urgências de situações não emergentes.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.