João Galamba nega ter "omitido informação" à comissão de inquérito à TAP e acusa ex-adjunto

João Galamba nega ter "omitido informação" à comissão de inquérito à TAP e acusa ex-adjunto
| País
Porto Canal

O ministro das Infraestruturas, João Galamba, negou esta sexta-feira as acusações feitas pelo seu ex-adjunto, Frederico Pinheiro

"O ministro das Infraestruturas nega categoricamente qualquer acusação de que, por qualquer forma, tenha procurado condicionar ou omitir informação prestada à CPI da TAP", lê-se numa curta nota enviada pelo ministério às redações. "Pelo contrário: toda a documentação solicitada pela CPI foi integralmente facultada", é reforçado. 

"A propósito da exoneração de Frederico Pinheiro, esclarece-se que a mesma decorre do facto de o então adjunto ter repetidamente negado a existência de notas de reunião que eram solicitadas pela CPI, o que poderia ter levado a uma resposta errada à CPI por parte do gabinete do ministro das Infraestruturas", acrescenta a nota.

O esclarecimento surge após Frederico Pinheiro, ex-adjunto do ministro das Infraestruturas, acusar João Galamba de querer mentir à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) à gestão da TAP, e de ter recebido indicações para dizer que não existiam umas notas que tirou numa reunião entre o Ministério das Infraestruturas, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista (GPPS) e a ex-CEO da TAP.

Num comunicado divulgado pela CNN na tarde desta sexta-feira, Frederico Pinheiro informou ter tirado notas que "resumiam o que tinha sido abordado nas reuniões” com a ex-CEO da TAP, "tendo ficado claro que, naquela reunião de 17 de Janeiro tinham sido articuladas perguntas a serem efetuadas pelo GPPS e tinham sido referidas as respostas e a estratégia comunicacional da CEO da TAP".

+ notícias: País

Homicídios por violência doméstica e pedidos de ajuda aumentam na época do Natal

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) alerta que as situações de homicídio e pedidos de ajuda por violência doméstica aumentam no Natal e passagem de ano, por causa da pressão das festas natalícias.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.