Igreja projetada por Siza em Marco de Canaveses proposta para Monumento Nacional

Igreja projetada por Siza em Marco de Canaveses proposta para Monumento Nacional
| Norte
Porto Canal / Agências

O diretor-geral do Património Cultural, João Carlos dos Santos, propõe ao Governo que a Igreja de Santa Maria, em Marco de Canaveses, projetada por Álvaro Siza Vieira, seja classificada como Monumento Nacional, segundo anúncio publicado esta sexta-feira em Diário da República.

Segundo a publicação, aquela decisão decorre de uma proposta da secção do património arquitetónico e arqueológico do Conselho Nacional de Cultura, de 18 de janeiro de 2023, que mereceu a concordância do diretor-geral do Património Cultural.

Vai ainda ser proposta à tutela a manutenção da zona especial de proteção (ZEP) do edificado.

A Igreja de Santa Maria, situada no centro de Marco de Canaveses, no distrito do Porto, está classificada como monumento de interesse público desde maio de 2013.

Em julho de 2021, por ocasião do 25.º aniversário da inauguração e bênção do edificado, o município do Marco de Canaveses tinha requerido ao Ministério da Cultura a elevação da igreja e do seu complexo paroquial ao estatuto de monumento nacional.

“Pela sua monumentalidade, como projeto e obra de um arquiteto de exceção, [o monumento] materializa um valor de exemplaridade incontornável”, defendia a presidente da autarquia, Cristina Vieira, reforçando que o edificado se assume “como um valor cultural de elevado significado, não apenas para o Marco de Canaveses, mas também para Portugal”.

Em março, foi inaugurada a requalificação da igreja, obra orçada em 1,2 milhões de euros e comparticipada em 85% por fundos da União Europeia.

+ notícias: Norte

Auroras boreais registadas em Portugal após grande tempestade solar atingir Terra

Uma grande tempestade solar começou a atingir a Terra na segunda-feira e pode causar interrupções nas redes de energia e satélite, alertaram as autoridades meteorológicas dos EUA, além de produzir auroras boreais, incluindo em Portugal.

PSP detém suspeito de violência doméstica em Gaia e apreende arma de fogo

A PSP deteve em Vila Nova de Gaia um homem de 22 anos suspeito do crime de violência doméstica, tendo apreendido uma arma de fogo, duas armas brancas e mais de 10 mil euros.

Sapadores de Braga já resgataram da rua 1.970 animais feridos ou doentes

A viatura de socorro animal do Batalhão de Bombeiros Sapadores de Braga já resgatou da via pública, desde 2020, ano em que começou a operar, 1.970 animais feridos ou doentes, revelou o município.