Porto. Reabilitação da Quinta do Mitra deve ficar concluída em meados de maio

Porto. Reabilitação da Quinta do Mitra deve ficar concluída em meados de maio
| Porto
Porto Canal / Agências

A empreitada de reabilitação da Quinta do Mitra, no Porto, cuja conclusão estava prevista para este mês, só deverá estar pronta em maio e o espaço será destinado a serviços municipais, revelou a Câmara do Porto.

Em resposta à agência Lusa, a autarquia adianta que "houve necessidade de prorrogar ligeiramente o prazo da obra" e que a sua conclusão está prevista para meados de maio.

Fruto de um investimento de cerca de 1,2 milhões de euros, a renovada Quinta do Mitra, situada na freguesia de Campanhã, irá acolher serviços municipais, acrescenta ainda a autarquia.

A empreitada, que arrancou em janeiro de 2022 a cargo da empresa municipal GO Porto, visa a requalificação e modernização tanto do interior, como do exterior da quinta, "tornando-a numa grande área pública, de fácil acessibilidade e de expansão na continuidade do parque urbano que enquadra o Terminal Intermodal de Campanhã".

"O edifício da Quinta do Mitra será totalmente transformado e requalificado", refere a autarquia, acrescentando que os trabalhos incluem a revisão e o reforço periférico da sua estrutura, a substituição integral dos pisos e vigamentos de telhado, o tratamento e recuperação dos paramentos de pedra, novas caixilharias e o acabamento do telhado.

Com a empreitada, a Quinta do Mitra passa a ter um “pequeno auditório polivalente”, com cobertura em caixilharia envidraçada, e uma claraboia que “enfatiza a teatralidade do espaço e a sua memoria”.

Segundo a autarquia, a única sala que se encontra no estado original será "restaurada", por forma a conservar a "integridade geométrica e linguagem oitocentista”, marcando “a memória do palacete, representada neste espaço preservado e reconstruído".

+ notícias: Porto

Rui Moreira quer escola de polícias no Norte

O presidente da Câmara do Porto saudou a chegada de 17 novos agentes à Polícia Municipal, mas asseverou que esse reforço é insuficiente, defendendo um polo para formação de polícias no Norte do país.

Incêndios. Rede Expressos suspende viagens entre Porto e Lisboa

A operação da rede Expressos entre Lisboa e Porto e Lisboa e Bragança está suspensa, pelo menos até às 20h00 desta segunda-feira, devido aos incêndios que lavram na zona centro e norte do país.

Moreira defende que Polícia Municipal do Porto precisa de ter efetivo de 400 agentes, quase o dobro do atual

O presidente da Câmara do Porto defendeu que a cidade precisa de um efetivo de 400 agentes na Polícia Municipal e apela ao Governo ajuda para ter 300 agentes até final do ano ou início de 2025.