Politécnico da Guarda organiza feira para divulgar projetos de turismo inclusivo

Politécnico da Guarda organiza feira para divulgar projetos de turismo inclusivo
Politécnico da Guarda
| País
Porto Canal/Agências

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vai organizar, na sexta-feira, na Escola Superior de Turismo e Hotelaria, em Seia, a TechTur - Mostra de Inovação e Sustentabilidade em Turismo, para dar a conhecer projetos e iniciativas inovadoras.

Segundo a organização, durante a feira de turismo serão apresentados projetos como uma cadeira de rodas todo-o-terreno, um andarilho inteligente com sensores e um menu digital para invisuais.

A iniciativa, que se realiza na sexta-feira, na Escola Superior de Turismo e Hotelaria, na cidade de Seia, na serra da Estrela, no distrito da Guarda, irá reunir centros de investigação, instituições de ensino superior e empresas da região Centro.

A TechTur realiza-se no âmbito do projeto InovC+, que pretende valorizar a ciência e a transferência de conhecimento para a economia regional.

“A feira tem dois grandes objetivos: dar a conhecer os projetos de investigação que se têm desenvolvido na área do turismo inclusivo e auscultar as necessidades das empresas turísticas da região”, afirmou Teresa Paiva, docente e responsável pelo InovC+ no IPG.

O Politécnico da Guarda revelou em comunicado enviado à agência Lusa que “pretende melhorar as experiências turísticas de pessoas com deficiência nas regiões do Interior, facilitando a sua mobilidade nas zonas montanhosas e aumentando a sua autonomia nos restaurantes”.

O sistema Menu4All é um dos projetos que vai ser apresentado no evento.

Foi criado por investigadores do IPG e “consiste numa aplicação que permite à pessoa invisual aceder de forma autónoma à ementa de um restaurante e fazer o seu pedido”.

Já os equipamentos de mobilidade (cadeira de rodas todo-o-terreno e andarilho inteligente com sensores) foram criados no âmbito do projeto “Fronteira”, cujo objetivo é desenvolver o turismo acessível e inclusivo as zonas de fronteira entre Espanha e Portugal.

“A TechTur é mais uma aproximação da nossa instituição às empresas da região para transferir conhecimento e, através de um trabalho conjunto, dar continuidade ao desenvolvimento de soluções para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, referiu Joaquim Brigas, presidente do IPG.

A programação da feira TechTur contará com duas palestras, uma sobre “O mercado de trabalho no Turismo” (com Carlos Costa, professor na Universidade de Aveiro) e outra sobre “Turismo acessível e inclusivo” (com Nuno Leal, da Associação Acessible Portugal e Tur4All).

Durante a iniciativa também serão realizadas duas mesas redondas dedicadas à “Inovação na produção, distribuição e comercialização no turismo” e à “Acessibilidade e inclusão no turismo”.

O IPG é integrado por quatro escolas - Superior de Saúde, Superior de Tecnologia e Gestão, Superior de Educação, Comunicação e Desporto e Superior de Turismo e Hotelaria (Seia).

+ notícias: País

Terça-feira de sorte? Eis a chave milionária do Euromilhões 

Já é conhecida a chave do sorteio do Euromilhões desta terça-feira.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.